Câmara Municipal é parceira da Prefeitura no programa ‘Saúde Agora’, que realizou mais de 500 atendimentos no primeiro dia de mutirão
Câmara Municipal é parceira da Prefeitura no programa ‘Saúde Agora’, que realizou mais de 500 atendimentos no primeiro dia de mutirão
A Câmara Municipal de Anápolis, parceira da Prefeitura na execução das estratégias de saúde, participou na manhã de sábado (5.jul), nas dependências do antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, do primeiro dia de atendimentos da população, por meio do programa denominado ‘Saúde Agora’.
Este projeto é acompanhado de perto pela presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende (Avante), pela Mesa Diretora e pelos vereadores. O vereador José Fernandes (MDB), vice-presidente da Casa, representou o Legislativo na atividade, ao lado dos vereadores Jakson Charles (PSB) e Elias do Nana (PSD).
José Fernandes, a propósito, na condição de médico, atuou como voluntário e realizou aproximadamente 30 atendimentos. Segundo ele, no total, foram efetuados mais de 500 procedimentos, entre consultas e exames, desde as primeiras horas da manhã até o início da tarde.
Todos os servidores e médicos que participaram dos atendimentos, disse José Fernandes, o fizeram de forma voluntária. “O trabalho teve resolutividade, desde a realização de consultas, raio X, ultrassom, consultas ou regulações. E nos dias 12 e 19 teremos mais atendimentos nesses mesmos moldes”, ressaltou.
O vereador explicou que a administração municipal, mesmo antes da posse da atual gestão, já entendia a Saúde como o tema mais delicado, “e o prefeito Márcio Corrêa dá valor a isso, ele conduz essa área como prioridade máxima”. José Fernandes disse que muitas pessoas chegaram ao hospital ainda na madrugada, a partir das 2h30.
Um dos fatores positivos da atividade, disse Jakson Charles, é o encaminhamento de consultas, exames e cirurgias que estavam represadas há tempos. Segundo ele, algumas pessoas lhe disseram que fizeram agendamentos de exames e cirurgias ainda nos anos de 2020 e 2021.
O prefeito Márcio Corrêa explicou que, nos primeiros meses de sua gestão, atuou na urgência e emergência, abriu as portas do HM Alfredo Abrahão, estendeu atendimento em UBS. Foi dada prioridade em consultas, exames e cirurgias eletivas. E, agora, são buscados os pacientes que aguardam na fila da regulação há alguns anos. “Fizemos esse mutirão, com apoio de parceiros, entre eles a Câmara Municipal, que tem entendido as demandas e ajuda o executivo na busca pela resolutividade”, disse.
O vice-prefeito Walter Vosgrau, um entusiasta da estratégia de qualificar o atendimento primário da saúde, também atuou como voluntário nos atendimentos. Segundo ele, o programa agiliza a realização de procedimentos e dá dignidade às pessoas que há muito tempo aguardam na fila da regulação. A secretária de Saúde, Eliane Pereira, disse que há pessoas na fila desde 2021 e que o mutirão vai atualizar a regulação daqueles que se cadastraram de 2021 a 2023, “e assim saberemos como planejar a saúde e quantas pessoas precisam de determinados tipos de procedimentos”. Segundo ela, nos dias 12 e 19 próximos, nas novas etapas do mutirão, além das especialidades oferecidas na primeira etapa, serão disponibilizados atendimentos em psiquiatria, oftalmologia, nutrição, fisiatria e mais consultas médicas.
ATENDIMENTOS REALIZADOS NO DIA 5 DE JULHO
(Parcial)
Eletrocardiograma - 19
Ultrassom - 10
Cardiologista RC -14
Cirurgião vascular - 4
Dermatologista - 13
Nutricionista - 5
Psicóloga - 2
Otorrino - 8
Ginecologista - 2
Oftalmologia - 61
Ortopedia - 20
vigilância testes rápidos - 40
Cad Sus - 110
Regulação - 120
Cirurgias - 34
Total Parcial – 462
Ainda serão contabilizados dados de:
1- Ultrassonografia
2- Ginecologista
3- Voucher Oftalmo
(Foto - Leandro Lage)