Câmara Municipal de Anápolis recebe lançamento de livro de Aldo Arantes seguido de debate sobre a democracia
A Câmara Municipal de Anápolis foi palco, na noite desta segunda-feira (11.ago), do lançamento do novo livro do ex-deputado federal constituinte Aldo Arantes, intitulado "O Domínio das Mentes". A obra, que discute o processo político brasileiro da ditadura militar aos dias atuais, foi o ponto de partida para um debate realizado em seguida sobre a democracia.
O evento, proposto pelo vereador Rimet Jules (PT), foi considerado por ele um privilégio. “Para nós é uma honra, uma satisfação enorme poder intermediar a vinda do ex-deputado federal constituinte, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, um anapolino nato”, declarou o vereador, destacando a relevância de Aldo Arantes para Anápolis e para o Brasil.
“É uma figura ilustre para Anápolis, mas também para o Brasil, para o estado de Goiás, nesse momento que a nossa democracia vive, para nós é motivo de muito orgulho, de muita honra”, resumiu.
Raízes anapolinas e a importância do debate
Aldo Arantes, por sua vez, expressou profunda emoção em lançar o livro em sua cidade natal. "Eu tenho raízes. Então falar para que e perceber que tem uma parcela ponderável da sociedade que está querendo ouvir, eu acho que isso para mim é uma coisa extremamente importante", disse o ex-deputado, lembrando de seus pais, avós e diversos outros familiares têm uma história em Anápolis. Seu bisavô, Zeca Batista, é considerado um dos fundadores do município.
Ele também mencionou a forte repercussão de seu livro, que já foi lançado em diversas cidades brasileiras e será apresentado em Lisboa. O autor relatou uma experiência emocionante em Pariconha, no Alto Sertão de Alagoas, onde viveu e foi preso durante a ditadura militar. “Eu, há pouco tempo atrás, recebi uma homenagem nessa cidade onde eu vivi, onde eu fui preso com a minha mulher e meus filhos, filhos de 3 e 4 anos que ficaram presos 4 meses e meio, veja bem. A situação na época da ditadura", relembrou Arantes.
O vereador Rimet Jules enfatizou a importância do debate promovido pelo livro. Ele ressaltou que a obra de Arantes “levanta um debate justamente sobre a nossa democracia, a fragilidade da democracia e a importância do debate de ideias e da conquista das pessoas através do convencimento, através do debate de ideias”. Para o parlamentar, trazer uma figura ilustre como Aldo Arantes em um momento delicado para a democracia é motivo de orgulho.
O legado de Aldo Arantes para Anápolis e para o Brasil
O professor e ex-prefeito de Anápolis, Pedro Sahium, também enalteceu a figura de Aldo Arantes. Ele destacou o papel fundamental do ex-deputado na autonomia política de Anápolis, que durante a ditadura militar era considerada uma área de segurança nacional. “O Aldo foi o autor daquele projeto de lei que resgatou a política na cidade de Anápolis”, afirmou Sahium, sublinhando que o autor "estimulou muita gente a pensar a política, a participar da política".
Para o professor, o livro de Arantes é essencial para compreender o cenário político atual. Ele expressou satisfação pela Câmara Municipal ter acolhido a proposta de lançar o livro e realizar o debate, destacando que "as teses que ele levanta nessa obra são extremamente importantes para que a gente possa entender o que está acontecendo hoje no Brasil e no mundo".
O deputado federal Rubens Otoni (PT) também marcou presença e reforçou a importância do evento. Ele enalteceu o simbolismo do momento, que, segundo ele, permite que uma liderança com uma história engajada na luta pela democracia seja homenageada. “O livro que ele nos oferece é todo o tema que ele discorre. Esse reforço e ajuda, a contribuição nessa luta pela democracia”, concluiu o deputado.