Câmara Municipal de Anápolis participa do desfile da Independência e evidencia essencialidade do espírito cívico

por orisvaldo — publicado 07/09/2017 18h38, última modificação 07/09/2017 18h38
Câmara Municipal de Anápolis participa do desfile da Independência e evidencia essencialidade do espírito cívico

Câmara Municipal de Anápolis participa do desfile da Independência e evidencia essencialidade do espírito cívico

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Amilton Filho (SD) representou institucionalmente o Poder Legislativo, acompanhado de vários outros vereadores, na solenidade cívico-militar em comemoração à independência do Brasil, na manhã desta quinta-feira, 7. O tradicional desfile aconteceu, como de costume, na Avenida Goiás, em frente ao palanque das autoridades, instalado em frente à Catedral do Bom Jesus. Milhares de pessoas acomodaram-se ao longo da avenida, desde a confluência da Avenida Brasil até a esquina da Rua 14 de Julho, onde ocorria a dispersão dos participantes do desfile. 

A programação começou pouco depois das 8 horas, com o hasteamento dos pavilhões do Brasil, de Goiás e de Anápolis, na calçado do lado oposto ao palanque, conduzido respectivamente pelo comandante da Ala 2 da Força Aérea (antiga BAAN), coronel aviador Francisco Bento Antunes Neto; o comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, coronel João Batista de Freitas Lemos; e o prefeito municipal, Roberto Naves. Em seguida, com as autoridades já de volta ao palanque, o momento em que é solicitada ao comandante da Ala 2 autorização para o início do desfilhe. O militar solicita consentimento ao prefeito e, em seguida, dá a ordem de início da solenidade. 

No palanque presença também do vice-prefeito, Márcio Cândido; a primeira dama, Vivian Albernaz; o comandante do Tiro de Guerra 011, subtenente Henrique Sousa de Assis; além de autoridades civis, militares, secretários municipais e líderes classistas. Os primeiros a desfilar são os militares, em seguida as unidades escolares e, depois, os blocos que representam diversos segmentos públicos, privados e filantrópicos da cidade. O prefeito Roberto Naves chegou a descer do palanque para abraçar crianças que participavam do desfile e posou para fotos com várias pessoas. O desfile teve duração de pouco mais de duas horas. 

A Câmara Municipal de Anápolis, representada por quase todos os vereadores na solenidade da independência, tem papel essencial na garantia dos direitos e deveres cívicos. O presidente do Legislativo, Amilton Filho, que também é advogado, elogiou a organização do evento e ressaltou a importância de manter viva esta tradição dos anapolinos, em celebrar o 7 de setembro, como forma de transmitir aos mais jovens o amor à Pátria e o espírito cidadão. O 1º secretário, Leandro Ribeiro, lembrou da época de estudante, quando formava fila antes de entrar para a sala de aula, para cantar o Hino Nacional. 

registrado em: