Câmara de Anápolis lamenta morte do bispo Dom João Wilk; presidente Andreia Rezende destaca legado do líder religioso

por Marcos Vieira publicado 11/11/2025 15h55, última modificação 11/11/2025 15h55
Câmara de Anápolis lamenta morte do bispo Dom João Wilk; presidente Andreia Rezende destaca legado do líder religioso

Bispo Dom João Wilk na última visita à Câmara, em março deste ano (Foto: Allyne Laís)

O bispo de Anápolis, Dom João Wilk, faleceu nesta terça-feira (11.nov) aos 74 anos de idade. Natural da Polônia, o líder religioso estava no comando da Diocese local desde 14 de agosto de 2004.

Dom João esteve na Câmara Municipal em 17 de março deste ano, quando participou da sessão ordinária para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2025.

Na ocasião, ele citou o lema da CF 2025, “Deus viu que tudo era muito bom”, para frisar que a visão é que a criação é exclusividade de Deus e é impossível separa-la Dele. “Mas o homem destrói obras de Deus”, explicou o bispo, se referindo ao meio ambiente.

“E [com essa destruição] essa ligação entre Deus e criação se rompe. A conversão para a ecologia integral é lembrar quem somos nós e colocar as coisas no seu devido lugar”, disse o líder religioso.

A mensagem proferida no Legislativo naquela ocasião, atual em tempos de COP 30, exemplifica toda a passagem de Dom João Wilk pela Diocese de Anápolis: um líder atento às demandas urgentes da sociedade e disposto a debatê-las e buscar soluções a todo o momento.

“Estamos todos consternados com essa perda, mas nos sentimos gratos pelo convívio com uma figura generosa e fundamental para a cidade nas últimas duas décadas. A obra de Dom João permanecerá para que nos lembremos da sua sabedoria e fé na condução da Diocese de Anápolis”, destacou a presidente Andreia Rezende (Avante).

Segundo a Diocese de Anápolis, o velório e as cerimônias fúnebres em homenagem a Dom João Wilk serão realizados na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis.

registrado em: