Câmara entrega moção de aplauso pelos 17 anos da igreja Resgate, fundada pela pastora Tamar, que completou 70 anos
A Câmara Municipal de Anápolis realizou na noite desta segunda-feira (9.set) uma solenidade especial para homenagear a Igreja Resgate e o legado da pastora Tamar Pinheiro Lima. A iniciativa, proposta pelo vereador e vice-presidente da Casa, José Fernandes (MDB), reconheceu o trabalho da pastora, que dedicou sua vida ao serviço religioso e social na cidade.
José Fernandes, vice-presidente da Câmara, ressaltou a importância da homenagem à pastora em vida. "Ela é uma liderança da igreja atual Resgate e tem uma história construída aqui em Anápolis. São 70 anos de vida", afirmou. O vereador destacou a dedicação de Tamar, que "entregando a sua vida a Jesus e ao reino, foi servir as pessoas". Para Fernandes, a homenagem é uma oportunidade de "honrar a vida dela e o ministério dela que está de pé e muitos frutos".
Thatiana Pinheiro, filha da homenageada, expressou a alegria da família com o reconhecimento. "Para nós é uma honra saber que a Tamar, minha mãe, pastora, psicóloga e também advogada, ou seja, uma pessoa que tem vários títulos, está hoje recebendo também uma honraria em nome da Câmara", disse. Ela explicou que o trabalho de sua mãe é pautado por uma "visão missionária e terapêutica", focada em "arrebanhar as pessoas e cuidar da alma, do espírito, e levá-las para mais perto de Cristo".
O ex-prefeito de Anápolis, Pedro Saihum, também prestigiou a cerimônia e elogiou o trabalho da pastora. Ele destacou a relevância de uma mulher em posição de liderança. "É um prazer poder voltar aqui a essa Casa. O Poder Legislativo tem acertado em homenagear as pessoas, homenagear em vida as pessoas que têm ajudado a cidade de Anápolis”, comentou. Saihum ressaltou a atuação de Tamar, que "num país como o nosso, em que o masculinismo ainda impera, ter uma mulher pastoreando, uma mulher guiando as pessoas espiritualmente (...) é por si só um motivo de alegria e de homenagens".
Já a pastora Tamar Pinheiro expressou sua gratidão. A homenageada descreveu seu trabalho como uma "visão de resgate" e de cuidado, reforçando sua atuação como pastora e psicóloga. "Eu amparo, eu acolho e depois eu vou tratar as vidas de acordo com as necessidades", explicou. "Tenho me doado por vidas porque é tudo que eu amo. É cuidar de vidas, amparar vidas e acolher vidas."
Trajetória e legado
Nascida em Goiânia, Tamar Pinheiro é filha de Raimundo Pinheiro Lima e de Maria de Souza Lima, missionários pioneiros da Assembleia de Deus em Anápolis. Formada em Direito e Psicologia, ela foi a primeira missionária consagrada pela Assembleia de Deus de Anápolis. Em 2008, fundou a Igreja Resgate, que em 2025 completará 17 anos. O ministério é reconhecido pelo trabalho de acolhimento a dependentes químicos e pelo apoio a missões no Brasil e no exterior.