Câmara Municipal confere honra ao mérito a profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional
A Câmara Municipal de Anápolis homenageou, em sessão solene realizada na quinta-feira (16.out), um grupo de 47 fisioterapeutas, em homenagem ao Dia do Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais. A concessão de Honra ao Mérito é de iniciativa dos vereadores Seliane da SOS (MDB) e Wederson Lopes (UB).
Os profissionais que receberam o certificado foram indicados pelos vereadores Seliane da SOS (MDB), Wederson Lopes (UB), Alex Martins (PP), Ananias Júnior (Agir), Andreia Rezende (Avante), Capitã Elizete (PRD), Elias do Nana (PSD), Reamilton do Autismo (Podemos) e Jean Carlos (PL).
Além dos veadores propositores da sessão solene, a mesa diretiva dos trabalhos teve as presenças do conselheiro titular do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e coordenador do curso de Fisioterapia da Unievangelica, Wesley dos Santos Costa; o professor titular do curso de Medicina da Unievangelica e curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, Humberto de Souza Fontoura; o professor Adriano Adorno de Lacerda; e os profissionais de fisioterapia Vivian Seabra de Vasconcelos Galdeano, Sabrina ee Belo e Luciana de Lima Rossi.
Seliane da SOS, que também é fisioterapeuta, destacou a qualidade dos profissionais que atuam na cidade e sua importância para a saúde física. Wederson Lopes expressou sua admiração pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de Anápolis, e fez uma surpresa, ao entregar também a Seliane um certificado de honra ao mérito.
A Fisioterapia é uma ciência da saúde que previne, avalia e trata disfunções nos sistemas corporais, promovendo a recuperação funcional e a melhora da qualidade de vida.
Durante a formação, os(as) fisioterapeutas se capacitam em diferentes áreas de atuação, que incluem Neurofuncional, Traumato-ortopédica, Intensiva, Dermato-funcional, Saúde da mulher, Esportiva, Cardiovascular e respiratória. Os profissionais encontram oportunidades em Hospitais e UTIs, clínicas e centros de reabilitação, na saúde coletiva, além de clubes esportivos, academias, empresas, na docência, pesquisa e consultoria.
A Terapia Ocupacional foca no desenvolvimento da autonomia e na superação de limitações físicas, psíquicas e sociais. Seu objetivo é ajudar pacientes a realizarem atividades diárias de forma independente, promovendo qualidade de vida e inclusão social. Entre as capacitações, durante a formação do profissional de terapia ocupacional são estudadas áreas como Terapia Hospitalar, Terapia em Contextos Sociais, Acupuntura, Gerontologia, Saúde Mental, e Educação Especial e Inclusiva. E entre os diversos campos de trabalho, destacam-se hospitais, ambulatórios e clínicas de reabilitação, as instituições para idosos e pessoas com deficiência, os centros de convivência e saúde mental, além escolas, creches e comunidades, atuação na atenção domiciliar e perícias.
(Foto – Allyne Laís)