Câmara Municipal acolheu Sessão Plenária Especial do Conselho Municipal de Educação, que aprovou o Currículo Próprio do Sistema Municipal de Ensino
Câmara Municipal acolheu Sessão Plenária Especial do Conselho Municipal de Educação, que aprovou o Currículo Próprio do Sistema Municipal de Ensino
O Plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal, foi o local escolhido pelo Conselho Municipal de Educação, para aprovar o Currículo do Sistema Municipal de Ensino de Anápolis. A 22ª Sessão Plenária Especial do órgão foi realizada na tarde de segunda-feira (9.jun), com o apoio do mandato do vereador Professor Marcos Carvalho (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Poder Legislativo.
O Professor Marcos informou que a Sessão Plenária é realizada pelo Conselho Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e toda a rede de ensino do município. “Currículo é poder. Vai determinar conhecimentos, habilidades, atitudes, competências e saberes para uma vida inteira”, avaliou.
O vereador indagou ainda o por que nas creches norte-americanas os meninos aprendiam conhecimentos iniciais e, no jardim de infância de origem francesa, aprendiam línguas, habilidades, artes, psicomotricidade, “porque currículo é poder, vai determinar que cidadão desejamos, queremos que pense, para as transformações que visam construir uma sociedade cada vez melhor”.
A entrega do Currículo, disse Professor Marcos, representa o trabalho de quase uma década, alinhado por muitas mãos. “Nossa rede, por si só, sem a participação de burocratas, políticos ou outros, é capaz de pensar seu próprio Currículo e saberes que queremos construir para nossos 37 mil alunos da rede municipal”, ressaltou. A vereadora Seliane da SOS (MDB), parabenizou a todos os envolvidos na construção do Currículo.
Além dos vereadores, participaram da Sessão Plenária Especial o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcos Leite Bessa; a secretária municipal de Educação, Adriana Rocha Vilela Arantes; a presidente do Sindicato dos Professores, Márcia Abdalla; o coordenador do Currículo, Taliton Leonel; a presidente da Associação das Escolas Particulares de Anápolis, Viviane Pereira Marcon; e Lucas Amorim, representando a primeira-dama Carla Lima.
Também estavam presentes os conselheiros municipais de Educação; a representante da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Virgínia Pereira de Melo; a diretora de Inclusão, Lara Bethânia Leite Moreira; a diretora de Ensino, Carla Cordeiro da Silva Barbaresco; a gerente do Centro de Formação dos Profissionais de Educação, Gisélia dos Santos Pereira do Carmo; e a representante dos professores e redatora do Currículo, Edna Elói de Araújo.
COMPROMISSO
O coordenador do Currículo, Taliton Leonel, analisou o documento do Currículo como “robusto” e que não é apenas um documento técnico ou um conjunto de diretrizes, “mas antes de tudo é fruto do esforço, diálogo, estudos, compromisso com a educação pública e de qualidade”. E que foi construído ao longo de seis anos, com encontros, debates e revisões, que atravessaram gestões, desafios e até a pandemia da Covid-19.
Édna Elói de Araújo, redatora da equipe do Currículo, avaliou que o documento mostra a especificidade local, apresenta direcionamentos mais detalhados para guiar o planejamento da rede de educação. “Proporciona coerência para outras frentes pedagógicas: formação continuada, elaboração de materiais didáticos, e recursos pedagógicos”, enumerou.
A rede privada de educação, segundo a presidente da associação que representa o setor, Viviane Pereira Marcon, também segue as diretrizes do Currículo municipal, “e participando de sua elaboração, vimos como é feito com empenho, que pegou a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), algo nacional, e colocou na nossa realidade”.
Para Márcia Abdalla, presidente do Sindicato dos Professores Municipais, o Currículo próprio representa uma das linhas de luta da entidade, que busca melhores condições de trabalho e mais qualidade na educação. Lembrou que Anápolis é um dos quatro municípios do Brasil que possuem seu Currículo específico.
“O CAMINHO”
“Sempre tentamos explicar aos alunos o que é o Currículo. É o caminho que vamos seguir”. A análise é da secretária municipal de Educação, Adriana Vilela. O documento, disse, traz questões sociais, econômicas, políticas, pedagógicas. “Foi construído por meio do diálogo. Os professores participaram, dialogaram. Ter um Currículo da rede faz toda a diferença. Fica eternizado, passa a fazer parte da história do município”, ressaltou a secretária.
O presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcio Leite de Bessa, nos primeiros momentos do ato oficial, declarou aberta a 22ª Sessão Ordinária Especial, para a aprovação do Currículo e, ao final das atividades, conduziu a votação simbólica em que todos os presentes aprovaram, por unanimidade, os termos do documento, após sua completa leitura.
Segundo ele, trata-se de um Currículo inclusivo. “A educação tem papel transformador, forma cidadãos críticos e conscientes, num processo educativo que deve considerar a realidade social do estudante, respeitando sua cultura e promovendo sua emancipação”, explicou.
Márcio Leite Bessa disse ainda que o Currículo foi discutido com quem o experimenta no dia-a-dia, no chão da escola. “Pensamos em um Currículo para ajudar nossos 37 mil estudantes da rede a avançarem. Um documento com 844 laudas, construído a muitas mãos. E as últimas mãos pelas quais passou, são as mãos dos conselheiros. Coube a nós aqui, hoje, aprova-lo”, concluiu.
(Foto – Geraldo Fleury)