Câmara inicia programa que estimula jovens do ensino médio a tratar sobre cidadania e debater políticas públicas

por Orisvaldo Pires publicado 10/03/2022 10h45, última modificação 10/03/2022 11h11
Câmara inicia programa que estimula jovens do ensino médio a tratar sobre cidadania e debater políticas públicas

Câmara inicia programa que estimula jovens do ensino médio a tratar sobre cidadania e debater políticas públicas

A Câmara Municipal de Anápolis realiza nesta sexta-feira (11.mar), às 8 horas, o primeiro encontro do programa ‘O legislativo na Escola’. Será no Colégio Estadual Carlos de Pina, no Bairro Boa Vista. O programa, idealizado pela Mesa Diretora do Legislativo anapolino, objetiva estimular aos estudantes do ensino médio a conhecerem de forma mais profunda as questões ligadas à cidadania, seus direitos e deveres.

Entre as finalidades também está interagir com os jovens sobre a importância de sua participação efetiva nos debates sobre a elaboração de políticas públicas. E ainda busca aguçar o espírito crítico e participativo dos jovens, no momento da vida em que experimentam grande vitalidade e uma produção considerável de ideias que podem ser aproveitadas em benefício da sociedade.

Esse público também tem oportunidade de interagir com o Poder Legislativo e compreender melhor seu funcionamento. Os jovens, especialmente na idade de 16 e 17 anos, são estimulados, por meio de material institucional elaborado pela Justiça Eleitoral, a fazer seu título eleitoral. A condição de eleitor legitima a participação nas ações que influenciam na vida de todos os cidadãos e dá ao jovem o poder de não deixar que decidam por ele.

O título eleitoral, além de habilitar o cidadão para votar e ser votado, é um documento exigido em várias situações relevantes, como tirar ou renovar passaporte, contratação nas empresas, tirar o CPF, além de fazer matrículas em escolas e em universidades, e fazer inscrição em concursos públicos. 

LEGISLATIVO E EDUCAÇÃO
O programa ‘O Legislativo na escola’ se insere no contexto de outros programas da mesma temática desenvolvidos pela Câmara de Anápolis. O programa ‘O aluno na Câmara’, por exemplo, já promoveu inúmeras visitas de estudantes do ensino fundamental às dependências da Câmara, inclusive para acompanhar sessões ordinárias no plenário.

Em outra vertente o programa ‘Parlamento Jovem’ mobilizou acadêmicos de várias faculdades anapolinas, que por aproximadamente dois meses atuaram como se fossem vereadores, realizando sessões ordinárias, reuniões de comissão e apresentando projetos. Muitas das ideias surgidas neste programa foram utilizadas pelo Legislativo para nortear a confecção de várias leis. 

PRIORIDADE
A Mesa Diretora e os demais integrantes da atual legislatura, entre debates, projetos e indicações, tratam a área da educação como prioridade. Várias leis foram aprovadas na Câmara de Anápolis que diretamente beneficiam o setor público educacional, em todos os âmbitos: infantil, fundamental, médio e superior.

Em suas duas gestões como presidente Leandro Ribeiro (PP) ampliou os mecanismos de interação entre o Legislativo e o setor educacional. A Câmara de Anápolis, por exemplo, é parceira da Prefeitura no programa que distribui kits escolares com uniformes e materiais para mais de 37 mil alunos da rede municipal de educação. E do Governo do Estado também na distribuição de kits às unidades escolares estaduais.

O vereador Domingos Paula (PV), vice-presidente da Câmara, evidencia a importância de aproximar o Legislativo da comunidade estudantil. Para ele o programa ‘O Legislativo na Escola’ é fundamental na ação de auxiliar os jovens a entenderem melhor sua missão cidadã e, ao mesmo tempo, canalizar suas forças e ideias no debate de políticas públicas essenciais para a sociedade. Além de possibilitar que eles conheçam a realidade sobre a função do legislativo.

registrado em: