Câmara homenageia professores com Medalha Nadyr de Souza Andrade

por camila — publicado 18/10/2018 15h50, última modificação 24/10/2018 11h40
Câmara homenageia professores com Medalha Nadyr de Souza Andrade

Câmara homenageia professores com a Medalha Professora Nadyr de Souza Andrade

Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (17.out) a Câmara Municipal de Anápolis conferiu a Medalha Professora Nadyr de Souza Andrade a 24 professores e professoras que trabalham pela valorização da categoria e pelo engrandecimento da educação em Anápolis. A cerimônia aconteceu no Teatro São Francisco de Assis, no Bairro Jundiaí. A homenagem é realizada desde 2014 e surgiu por iniciativa da vereadora Professora Geli Sanches (PT).

Nadyr de Souza Andrade era da cidade de Curvelo (MG), mas se dedicou ao setor educacional em Anápolis. Entre suas conquistas na cidade está a criação da Fundação Educacional de Anápolis que, posteriormente, tornou-se Secretaria Municipal de Educação. Após se aposentar ainda trabalhou por vários anos em defesa do professor por meio de entidades representativas. Os professores e professoras homenageados foram escolhidos pelos parlamentares e, além da medalha, também receberam o certificado de honra ao mérito.

O presidente da Câmara, vereador Amilton Filho (SD), falou sobre o relevante papel da profissão no contexto social. “Cada professor em sua área de atuação faz total diferença, contribuiu e contribui diariamente na formação da sociedade do município de Anápolis. Sabemos que para construir uma educação de qualidade é preciso muito esforço, comprometimento e amor. Parabéns pela excelência do trabalho que vocês executam em sala de aula”, disse.

A vereadora Professora Geli Sanches explicou que é necessário reconhecer o valor do professor no processo educativo. “Deus tem me concedido a graça de como vereadora realizar grandes coisas; a resolução dessa comenda, Nadyr de Souza Andrade, foi minha primeira proposta apresentada na Câmara, exclusivamente para reconhecermos o trabalho importante desse profissional responsável pela formação de toda a sociedade”, afirmou.

A professora Mirza Seabra Toschi, uma das homenageadas, comemorou o reconhecimento. “É uma honra imensa. Estou feliz e me sinto realizada. São 55 anos de docência, de dedicação, e muito aprendizado. O professor é fundamental para a soberania de um país. Esta é uma profissão maravilhosa que humaniza e forma pessoas. Compartilho com todos os meus colegas essa conquista. Ser professora é muito bom. Porque temos a oportunidade da fazer a diferença positiva na vida de outras pessoas. É uma missão e é minha vocação”, finalizou

A vice-presidente da Câmara, vereadora Thais Souza (PSL), afirmou que a educação é a base de tudo e que cada professor que recebe a honraria é legitimado pelo mérito, pela vocação e pelo trabalho realizado. “O professor é a figura primordial na formação de todo cidadão. Essa conquista é o resultado da dedicação de todos”, explicou.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente Amilton Filho e contou com a presença dos demais vereadores, além do secretário municipal de Educação, Alex Martins de Araújo, e de Esportes, Karin Abrão, que representaram o prefeito Roberto Naves (PTB); a ex-secretaria municipal de Educação, Virgínia Melo de Melo, e familiares e amigos dos homenageados.


Homenageados

Adélia Gláucia de Brito Alves Almeida
Ana Paula Fernandes Ribeiro
Antônio Sérgio Neves de Melo
Cristiane Oliveira Carvalho Maracaipe
Edna Eloi de Araújo
Eliane Steinheuser de Oliveira
Eliete dos Santos Simões
Fernanda Bernardes da Costa
Hildomar Alves da Silva
Inêz de Fátima Silva Curado
Jane Ayre Oliveira Diniz Serbeto
Joy Wildes Roriz da Costa
Leicina Alves Xavier Pires
Leila Aparecida da Silva Figueiro
Maria Evangelina Pacheco Silva
Marleide Alves Chaveiro Farinha
Mirza Seabra Toschi
Nilceia Pereira de Jesus Sousa
Paulo Sérgio da Mota
Raquel Mendes da Silva Dias
Irmã Raquel Vieira da Luz
Sandra de Oliveira Marques Costa
Sérgio Rodrigues Borges
Valdeci Gonçalves Dutra