Câmara homenageia mulheres com Medalha Dulce de Faria

por Marcos Vieira publicado 24/03/2022 21h25, última modificação 25/03/2022 07h34
Câmara homenageia mulheres com Medalha Dulce de Faria

(Foto: Ismael Vieira)

No mês de celebração do Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Anápolis realizou sessão solene para entrega da Medalha Dulce de Faria a 27 mulheres representativas para o desenvolvimento da cidade.

O evento foi realizado na noite desta quinta-feira (24.mar), no Teatro São Francisco, comandado pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Leandro Ribeiro (PP). O prefeito Roberto Naves (PP) foi representado pela secretária municipal de Educação, Eerizania Freitas.

“Temos aqui mulheres que contribuem muito para o crescimento da nossa cidade. Vejo aqui pessoas de destaque em suas áreas de atuação e isso engrandece muito essa honraria”, ressaltou Leandro.

O presidente destacou que Dulce de Faria foi uma primeira-dama muito empreendedora do município e deixou um legado muito importante, por isso ele se sente honrado em fazer parte da entrega de uma medalha que leva o nome de uma mulher que marcou a história de Anápolis.

Leandro Ribeiro lembrou que a legislatura atual é recordista em número de mulheres vereadoras – Thaís Souza (PP). Andreia Rezende (SD), Trícia Barreto (MDB), Cleide Hilário (Republicanos) e Seliane da SOS (MDB) – e que o desejo de todos é que esses números sejam ampliados no futuro. “Queremos todos que a mulher ganhe cada vez mais representatividade na política”, completou.

Ao discursar em nome dos vereadores e vereadoras, Thaís Souza ressaltou que as mulheres fazem toda a diferença na sociedade e que é preciso que todas se apoiem mutuamente. “”Precisamos ser mulheres que apoiam mulheres e, apesar das dificuldades, venceremos, em direção à uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a vereadora, que também lembrou que há ainda muito espaço a ser conquistado.

A juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães falou em nome das agraciadas. “Parabéns às ‘dulces de faria’ homenageadas nesta noite e as que estão aqui neste teatro”. “Estar aqui hoje renova a credibilidade que devemos seguir altivos e corretos, com muito encantamento em tudo que façamos na vida”, disse a magistrada. Ana Cláudia também se dirigiu às vereadoras: “grandes representantes femininas da sociedade; tão jovens e dedicadas a servir a sociedade”.

A Medalha Dulce de Faria é uma honraria criada pela Câmara Municipal de Anápolis em 2011, no contexto da celebração do Dia Internacional da Mulher.

A homenagem do Poder Legislativo às mulheres ficou suspensa por dois anos (2020 e 2021) em função das restrições impostas pelas autoridades sanitárias, como forma de prevenção à Covid-19. As 27 homenageadas ontem foram escolhidas pelos vereadores.
Na justificativa do projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria neste ano, a Mesa Diretora ressalta o papel da mulher no desenvolvimento da sociedade. O texto foi aprovado por unanimidade.

O projeto de lei que criou a Medalha Dulce de Faria é de iniciativa da então vereadora Gina Tronconi, aprovado por unanimidade em plenário no dia 2 de setembro de 2011. Tronconi disse na ocasião que sempre admirou a ex-primeira-dama Dulce de Faria “por sua personalidade e bondade com a população”. Segundo ela, conceder o nome de Dulce de Faria à honraria conferida pela Câmara potencializou a homenagem.

Dulce de Faria foi primeira-dama do município nas duas gestões de seu marido, o médico Anapolino de Faria. Uma união que durou 60 anos. Carioca de nascimento, Dulce de Faria construiu em Anápolis sua história de vida. Destacou-se por sua personalidade marcante: mulher de fibra, coragem, carismática e sempre preocupada com o próximo, principalmente com as crianças. Criou o projeto Dom Bosco, que depois se transformou em Sociedade Dom Bosco, sendo considerado um dos melhores programas sociais do Estado de Goiás.

A sessão solene teve a apresentação do coral da Missão Vida. 

As homenageadas

Alcilena do Carmo Silva
Ana Cláudia Veloso Magalhães
Ana de Pina Afonso
Cristiane Bernardes
Cristina Saraiva Figueirêdo
Daiene Holanda Ferreira
Damiany Moreira Caixeta
Débora Isabel Anesi
Elciana Bastos da Silva
Elenir de Faria Corrêa
Eliane Vaz da Silva
Ellyzama Aires Lopes de Almeida
Geinia Maria Etherna
Ivone Maria Elias Moreyra
Katia dos Santos Xavier
Keila Beatriz Rodrigues Gomes
Kesia Dayane Cunha
Maria Cristina Pereira
Maria Ivone Alves Figueiredo
Maria Luísa Gomes Adorno
Marly Alves Chaveiro
Mônica Pereira de Souza
Patrícia de Almeida Assunção
Rosane A. Borges Gomes
Sandra Fátima da Silva Araújo
Sinei de Jesus Fernandes Clodes
Wilma Maria Ander Gomes de Oliveira

 

registrado em: