Câmara homenageia militares da BAAN que integraram operação de repatriamento de brasileiros em Israel

por Orisvaldo Pires publicado 07/12/2023 13h40, última modificação 08/12/2023 12h39
Câmara homenageia militares da BAAN que integraram operação de repatriamento de brasileiros em Israel

Câmara homenageia militares da BAAN que integraram operação de repatriamento de brasileiros em Israel

Os militares da Base Aérea de Anápolis que participaram do resgate do primeiro grupo de brasileiros que se encontravam na Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e o Hamas, tiveram suas ações reconhecidas pela população anapolina, por meio de Moção de Aplauso, conferida na manhã desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal de Anápolis. A iniciativa é da vereadora Cleide Hilário (Republicanos).

A operação começou no dia 7 de outubro de 2023, quando o 1º Grupo de Transporte de Tropa (GTT) – Esquadrão Zeus, da BAAN, foi colocado de sobreaviso, diante de uma eventual operação de resgate. E terminou no dia 14 de outubro, quando a equipe pousou na pista da Base Aérea, em Anápolis, depois de escalas em Recife (PE) e Guarulhos (SP).

O major aviador Émerson Chaves Cezar, durante o ato de homenagem, ao usar a palavra, deu detalhes sobre todos os momentos da missão. Segundo ele, a equipe da BAAN que realizou a missão em Israel foi constituída de 6 pilotos, 3 mecânicos, 6 mestres de carga e 2 comissários de bordo. Juntamente com os membros do 1º GTT – Esquadrão Zeus, embarcaram 1 médica, 2 enfermeiras e 1 psicóloga. Estavam engajados na Operação Voltando em Paz.

A aeronave KC-390 – FAB 2858 decolou da Base Aérea de Anápolis no dia 10 de outubro, com destino a Tel Aviv, onde pouso às 12h40 (hora local) no dia 12 de outubro. Às 15h55 o avião deixou a cidade rumo ao Brasil e, à bordo, 69 pessoas, entre homens, mulheres e crianças. No dia 13 de outubro pousou em Recife (PE). De lá seguiu para Guarulhos (SP), onde pousou às 11h30. E, no dia seguinte, a equipe chegou a Anápolis.

A vereadora Cleide Hilário, em seu pronunciamento, externou a em emoção em homenagear os militares da BAAN que, segundo ela, participaram de uma missão “histórica”. E comentou sobre o desprendimento dos militares, muitos dos quais fizeram toda a viagem de regresso em pé, para que todos os repatriados tivessem conforto no avião. “Uma missão que exige coração, profissionalismo e sentimento patriótico”, disse a vereadora.

O respeito mútuo entre a Base Aérea e os cidadãos anapolinos foi destacado pelo comandante da BAAN, coronel aviador Renato Leal Leite. O militar agradeceu ao Poder Legislativo e à vereadora Cleide Hilário por possibilitar o ato de reconhecimento aos membros da equipe que participou do resgate dos brasileiros. “Isso reforça e renova o apreço que temos por esta Casa e pela sociedade. A história da Base Aérea evolui junto com a história de Anápolis”, disse o comandante.

Segundo ele, em 51 anos de história da unidade militar da Força Aérea na cidade, é impossível “dissociar a BAAN da cidade” e que a Base está a postos sempre, “no momento em que a sociedade precisar, estamos prontos para executar a missão”. E disse que, assim que for para a reserva, há forte possibilidade de que escolha Anápolis como morada para sua família.

A sessão solene teve ainda as presenças dos vereadores Andréia Rezende (SD), João Feitosa (PP) e Reamilton Espíndola (Republicanos); o comandante do 3º Grupo de Defesa Antiaérea, tenente-coronel Leonardo dos Santos Vieira; o comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), tenente-coronel aviador Gustavo de Oliveira Pascotto; entre outros comandantes de grupos e esquadrões. Os hinos Nacional e de Anápolis foram executados pelo Sexteto da Banda Asas do Cerrado, da BAAN.

(Foto – Ismael  Vieira)

registrado em: