Câmara homenageia igrejas e pastores por atuação durante a pandemia

por Marcos Vieira publicado 30/11/2021 16h10, última modificação 30/11/2021 16h21
Câmara homenageia igrejas e pastores por atuação durante a pandemia

(Foto: Ismael Vieira)

Uma sessão solene realizada na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (30.nov), entregou Moção de Aplauso a pastores de Anápolis, pela atuação assistencial – religiosa e material – durante os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19.

A propositura que originou a homenagem é de autoria da vereadora Cleide Hilário (Republicanos) e foi aprovada de maneira unânime pelo plenário. Em discurso, ela disse que os pastores são exemplos do bom samaritano, se referindo à famosa parábola bíblica, “pois quando vê alguém passando necessidade, não mede esforços para ajudar”.

Há 21 anos atuando em um projeto social, Cleide disse que a sua motivação vem da expressão de cada um que recebe um auxílio. A vereadora ressaltou a importância da igreja nesse contexto de assistência, reforçando que as instituições religiosas não podem jamais fechar suas portas, pois são essenciais. “Por isso propus o projeto de lei, aprovado por essa Casa, que impede o fechamento das igrejas, mesmo diante de uma emergência sanitária”, completou.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Wederson Lopes (PSC), que também é pastor. “Estamos aqui para reconhecer os irmãos e pastores que atuaram de maneira forte e marcante e fizeram a diferença, fazendo um trabalho solidário, acolhendo as famílias, reforçando algo que as igrejas já fazem cotidianamente”, disse o parlamentar.

Wederson também disse que as igrejas não podem fechar, seja em uma pandemia ou mesmo em uma guerra, pois são “o hospital da alma”, “fundamentais e essenciais” em todos os momentos. “Podem contar com esse vereador e os demais para que não tenhamos igrejas com portas fechadas nessa cidade”, frisou.

Também em discurso, a vereadora Andreia Rezende (SD) disse que os pastores são cidadãos que fazem a diferença em Anápolis. “Essa não é apenas uma homenagem, mas um reconhecimento pelo trabalho de vida de vocês, um propósito de servir a nossa cidade”.

Reamilton Espíndola (Republicanos), vereador que também é pastor, lembrou que os líderes religiosos cumprem um papel que vão muito além de pregar a Bíblia, e que isso ficou claro em momentos de dificuldade na sua vida e, agora, coletivamente, ao se falar da pandemia da Covid-19.

Segundo o vereador Delcimar Fortunato (Avante), os pastores mostraram nessa pandemia o verdadeiro compromisso com a palavra de Deus. “As igrejas não se furtaram em ajudar as pessoas, as suas ovelhas. Nós, políticos, enxergamos os pastores como lideranças sempre firmes”, disse.

João da Luz (DEM) destacou a importância de a Câmara homenagear pessoas que prestam serviços para a sociedade. “E aplaudindo os senhores, pastores, estamos demonstrando respeito ao trabalho que vocês prestam à cidade”, disse.

Também acompanharam a sessão solene os vereadores José Fernandes (PSB), Seliane da SOS (MDB) e Cabo Fred Caixeta (Avante).

Em discurso de agradecimento, o pastor Bertiê Adais Magalhães, presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira, disse estar grato pela homenagem da Câmara Municipal e lembrou que os líderes religiosos acabam não cuidando apenas do seu rebanho, mas da sociedade de um modo geral. Na pandemia, ressaltou Bertiê, a Rádio Imprensa, que é uma emissora da igreja, cumpriu um papel importante de informar a sociedade sobre a Covid-19.

O também pastor Ricardo Quirino, subsecretário nacional do Idosos Republicanos, lembrou que profissionais de saúde arriscaram a vida na pandemia cumprindo o juramento de cuidar das pessoas. “Os pastores também arriscaram suas vidas no cumprimento de seus deveres”, completou.

Para o presidente do Conselho de Pastores de Anápolis (CPA), Leordino Lopes, as igrejas funcionaram – e seguem funcionando – nessa pandemia como um hospital de emergência para atender os mais aflitos, àqueles que caíram em depressão e outros males provocados pela crise sanitária.

O pastor Jossele Clauber César, primeiro vice-presidente da Assembleia de Deus de Anápolis, agradeceu à Moção de Aplauso e disse que as igrejas são “bênçãos na vida de Anápolis, pois sem elas o povo ficaria sem adorar ao senhor Deus”. “São 81 anos da Assembleia de Deus de Anápolis, que nesse período conseguiu alcançar muitas famílias”, comentou.

Ao falar em nome dos homenageados, o pastor Victor Hugo Queiroz, da Igreja de Cristo Vida Nova, agradeceu à Câmara e ressaltou que a pandemia ainda não chegou ao fim, portanto, o comportamento de todos deve ser semelhante à passagem da Bíblia que narra a presença de Jesus em um barco, junto aos discípulos.

“Quando Cristo passou da popa para a proa, o mar acalmou. Ou seja, as coisas melhoraram quando Jesus está no comando. E outra: a tempestade foi vencida porque ninguém parou de remar. Portanto, nessa pandemia, não vamos parar de remar”, discursou Victor Hugo.

Os homenageados:

Instituições:

Conselho de Pastores de Anápolis
Igreja Assembleia de Deus Ministério Anápolis
Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira
Igreja Assembleia de Israel
Igreja Batista Central
Igreja Betesda
Igreja Caminho
Igreja Church in Conection
Igreja de Cristo Vida Nova
Igreja do Altíssimo
Igreja do Evangelho Quadrangular
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Igreja Fonte da Vida
Igreja Luz para os Povos
Igreja Pentecostal Esconderijo do Altíssimo
Igreja Presbiteriana do Brasil
Igreja Universal do Reino de Deus
Igreja Vida Nova

Lideranças:

Adilon Pereira dos Santos
Alan Gonçalves Viana
Anderson dos Santos Seabra
Antônio Ednardo Acácio Paulino
Arnaldo de Pina
Bertiê Adais Magalhães
Claudio Lucas Romero
Cristiano de Oliveira Geraldo
David Pires Ferreira
Diego da Silva dos Santos
Divino Braga
Edivalda Leite Morais Carvalho
Ednaldo Augusto de Oliveira
Egil Bernardes
Erley Ferreira da Silva
Ernandes Moreira do Nascimento Filho
Fernando Rodrigues de Oliveira
Henrique Antônio Filho
Jamisson Lima Santos
Janderson Lima Bacelar
João Rosa da Costa Neto
Joilson Pereira Falcão
José Alberio Gomes
José Clarimundo César
José Cristóvão Fernandes de Jesus
José Nivaldo de Oliveira
Jossele Clauber César
Leordino Lopes de Carvalho Júnior
Luiz Filipe Abrenhosa da Silva
Márcio Cândido da Silva
Marlon Winter Cristofoli
Micael Evangelista Santana
Mozart Morais Almeida
Raimundo Ricardo da Silva
Reamilton Gonçalves Espíndola de Athayde
Ricardo Oliveira Silva Filho
Roberto da Silva
Ronaldo Gonçalves da Silva
Rubens Lelis Ferreira
Thiago Bruno Marques de Oliveira
Thiago Vinícius Cunha
Ubirajara Soares de Brito
Victor Hugo Queiroz
Victor Sena
Vitor Freitas do Nascimento
Wanderson Costa Melo
Washington Luiz Albuquerque
Wederson Cristiano da Silva Lopes
Wendel Oliveira Teles
Weslei de Menezes Silva
Yuri Barbosa Bezerra

Clique aqui e veja as fotos da sessão solene.

registrado em: ,