Câmara homenageia, com Moção de Aplauso, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

por Júlio César publicado 14/10/2021 17h55, última modificação 15/10/2021 13h12
Câmara homenageia, com Moção de Aplauso, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Câmara homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A Câmara Municipal de Anápolis homenageou, com Moção de Aplauso, 20 profissionais das áreas de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à saúde dos anapolinos. Esta honraria é uma iniciativa do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), com apoio dos demais legisladores.

O dia do Fisioterapeuta é celebrado anualmente em 13 de outubro. O evento aconteceu no Hall do Poder Legislativo, na tarde desta quinta-feira (14.out).

Na visão de Reamilton Espíndola, a homenagem é transformar a profissão como um fato notório. Segundo ele, a II Guerra Mundial foi importante por selecionar pessoas para cuidar dos acidentados, sejam soldados ou pessoas que não lutavam na oportunidade. “Os fisioterapeutas traziam uma recuperação às pessoas”, destacou o vereador.

“A Lei federal 3.084/15 regulamentou a profissão  dos fisioterapeutas. E hoje, com muita alegria, com o apoio dos vereadores e do presidente  da Câmara, Leandro Ribeiro (PP), aplaudimos esses profissionais pela importância do trabalho prestado para a comunidade anapolina”, salientou.

Domingos Paula (PV) elogiou a proposta de Reamilton  Espíndola, por ter escolhido profissionais seletos na área da saúde para fazer homenagem, e Jakson Charles (PSB) – que traçou referências positivas no que diz respeito ao acolhimento e ao tratamento das pessoas que ficaram internadas, em virtude da COVID - foram vereadores  que fizeram parte da mesa dos trabalhos.   

Luis Vicente, coordenador do curso de Fisioterapia da Unievangélica e líder dos cursos de Mestrado e Doutorado em Reabilitação, agradeceu à Câmara pela homenagem. De acordo com ele, é motivo de orgulho ser lembrado e reconhecido nesta data.

 O papel do fisioterapeuta, para Luis Vicente, é reabilitar pessoas. E nessa pandemia, a função desse profissional foi fundamental, tanto na fase hospitalar, quando na área de pós-covid, segundo o professor universitário.

Marcos Zuccheti, terapeuta ocupacional e um dos homenageados, disse que o trabalho exercido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, se encontra nem estágio qualitativo, com muita performance e reabilitando os pacientes em suas saúdes. O público infantil é um deles.

Ele lembrou que o trabalho dos fisioterapeutas e dos terapeutas andam em conjunto, sobretudo em crianças e adolescentes. Para ele, a população acredita na reabilitação dos pacientes, porque eles investem tempo e qualidade junto a profissionais que buscam cuidar dos pacientes.

O fisioterapeuta é um profissional que atua na área da saúde, com foco na recuperação física do corpo humano, prevenção de doenças musculares e ósseas.

O terapeuta ocupacional atua na indicação de atividades intelectuais e físicas, que permite a recuperação de pacientes que passaram por ocorrências, como um AVC e acidentes.

Tanto o fisioterapeuta quanto o terapeuta ocupacional auxiliam na recuperação motora.

 

 

Fisioterapeutas homenageados

Luiz Vicente Franco

Rubens Rafael da Silva

Bárbara Grazielle de Araújo Tenório

Camila Rezende Bessa

Camila Mendes Silva

Danianne Marinho e Silva

Elisângela Beira de Morais

Fernanda Silva Flor

Lilian Ribeiro Caetano

Mônica Batista Duarte

Cristiane Maria Cunha de Morais

Maria Dolores Menezes Diniz dos Santos

Pablo Miguel de Jesus Pereira

 

Terapeutas ocupacionais homenageados

Marcos Guimarães Zuccheti

Sheila Nazarela Martins Castro

Karla Cristian da Luz Brito Carvalho

Helia Cristina de Souza

Suellen Cristina Goes Carneiro

Larissa Alves dos Santos

Wania Ferreira da Silva

 

 Foto: Geraldo Fleury