Câmara homenageia dois pioneiros com entrega de título de cidadania anapolina

por Marcos Vieira publicado 06/08/2021 10h55, última modificação 06/08/2021 10h53
Câmara homenageia dois pioneiros com entrega de título de cidadania anapolina

Senhor Agenor, vereador João da Luz e Maxileia, neta da homenageada dona Helena (Foto: Ismael Vieira)

Sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (6.ago), na Câmara Municipal, marcou a entrega de títulos de cidadania anapolina a Agenor Moreira de Andrade e Helena Pinto Ferreira.

As duas homenagens, aprovadas por unanimidade em plenário, são de autoria do vereador João da Luz (DEM), que em discurso ressaltou a importância do gesto, que deixa marcado no Legislativo o reconhecimento de dois cidadãos na construção de Anápolis.

Prestes a completar 101 anos de vida, dona Helena não teve condições de estar na solenidade, mas foi representada pela neta Maxileia Marques Ferreira. “Minha avó é a nossa matriarca, uma pessoa maravilhosa que construiu uma grande família”, ressaltou ela.

João da Luz destacou a origem rural de dona Helena, sempre ajudando os pais na criação dos demais irmãos. “Ela merece todas as homenagens pela família que tem. Eu me sinto honrado em ser o autor desse título de cidadania anapolina”, afirmou o vereador.

Helena Pinto Ferreira nasceu em 13 de agosto de 1920 na fazenda Catingueiro, em Pirenópolis. Filha mais velha de camponeses, trabalhou na roça desde pequena e sempre seus pais. Mudou-se para Anápolis na década de 1990, devido a problemas de saúde do marido, seu Joaquim, já falecido.

Em discurso, Maxileia agradeceu à Câmara em nome da família. “O que aprendi com a minha avó? Tudo que sou devo a ela. O segredo de ela viver tantos anos – quarta-feira ela completa 101 anos – foi sempre ter um sorriso no rosto, nunca se queixar de nada, ter alegria de viver. Aqui em Anápolis ela realizou todos seus sonhos. É uma cidade que amamos e amamos a iniciativa do vereador João da Luz de homenageá-la”, disse a neta de dona Helena.

Sobre o senhor Agenor, João da Luz ressaltou a importância do homenageado na história da Vila Santa Maria de Nazareth, região onde o vereador foi criado. “Quem nunca ouviu falar na Chacrinha? Aquele bairro reconhece aqueles tempos felizes em que o senhor Agenor faz parte. Ele tinha um time de futebol que jogava em toda a cidade”.

Agenor Moreira de Andrade nasceu em Petrolina, em Pernambuco, em 12 de setembro de 1927. Mudou-se para São Paulo com cinco anos de idade. Em 1948 casou-se com Suzana, com quem teve oito filhos. Mudou-se para Anápolis em 1957.

Após 26 anos trabalhando como caminhoneiro, passou a fazer transporte escolar. Segundo o vereador João da Luz, foi o primeiro na cidade a exercer esse tipo de atividade. “Foram 26 anos carregando estudantes, os anos mais felizes da minha vida”, afirmou Agenor.

Em discurso, Agenor disse que não sabia se conseguiria expressar a felicidade por estar sendo homenageado pela Câmara Municipal de Anápolis. “Quero agradecer primeiro a Deus, depois aos vereadores pela iniciativa de reconhecerem a minha caminhada em Anápolis”.

“Foram muitos anos de trabalho, de muitos problemas, mas todos vencidos. Amo essa cidade porque ela me recebeu de braços abertos e aqui ainda estou, vivendo com minha família e com muito orgulho dessa metrópole goiana, que hoje é considerada a melhor cidade para se viver”, ressaltou Agenor.

registrado em: ,