Câmara faz tratativas com ARM e Procon para qualificar a prestação de serviços públicos básicos

por Orisvaldo Pires publicado 16/01/2024 12h29, última modificação 16/01/2024 12h29
Câmara faz tratativas com ARM e Procon para qualificar a prestação de serviços públicos básicos

Câmara faz tratativas com ARM e Procon para qualificar a prestação de serviços públicos básicos

A persistência dos problemas sobre buracos abertos pela Saneago [para obras na rede de água], as tratativas para iniciar um processo de implantação do sistema de transporte público gratuito no município e a construção de projeto que estabelece deveres na prestação de serviços de atendimento nas agências dos Correios na cidade.

Esses são alguns dos temas tratados pelo presidente da Câmara, vereador Dominguinhos do Cedro (PV) em reuniões de trabalho realizadas na manhã desta terça-feira (16.jan), nas sedes da Agência Reguladora do Município (ARM) e do Procon Anápolis.

Com o presidente da ARM, Róbson Torres, entre as demandas discutidas por Dominguinhos, a necessidade de dar resolutividade ao trabalho de fechamento dos buracos abertos pela Saneago em ruas e calçadas, para a realização de obras nas redes de água e esgoto.

E, também, cobrar junto à presidência da Saneago que a gerência da empresa em Anápolis tenha mais autonomia para conduzir projetos e realizar ações. E ainda que alguns bairros mais afastados do centro [como o Jardim da Promissão e o Jardim Luzitano] sejam inseridos no Plano de Saneamento.

É consenso entre Dominguinhos e Róbson que o plano, criado em 2011, necessita urgente de uma atualização. O presidente da Câmara entende que é preciso que a Saneago corresponda com Anápolis, na qualificação de serviços e execução de obras, aos aproximadamente R$ 30 milhões que a empresa arrecada mensalmente no município. 

TRANSPORTE PÚBLICO
A Câmara Municipal, ARM e Prefeitura de Anápolis já deram início às tratativas que podem implantar o serviço de transporte público gratuito na cidade. O município tem estudos em andamento sobre a tarifa social. A estratégia, para viabilizar esse sistema, seria criar o Fundo Municipal do Transporte Público, que teria a atribuição de financiar a gratuidade que, segundo Róbson, já existe em mais de 100 municípios brasileiros. 

CORREIOS
Dominguinhos do Cedro recebeu das mãos do diretor do Procon de Anápolis, Wilson Velasco, a minuta de um projeto de lei que estabelece deveres na prestação de serviços de atendimento nas agências dos Correios na cidade. A lei trata de implantar normas em serviços como o tempo de espera e de atendimento, a disponibilização de senhas e a acessibilidade. Esses fatores são importantes para que a ação fiscalizadora do Procon seja realizada em plenitude.

registrado em: