Câmara faz homenagem aos 22 anos da ULA e concede Honra ao Mérito a autores anapolinos

por Orisvaldo Pires publicado 27/04/2022 09h05, última modificação 27/04/2022 09h05
Câmara faz homenagem aos 22 anos da ULA e concede Honra ao Mérito a autores anapolinos

Câmara faz homenagem aos 22 anos da ULA e concede Honra ao Mérito a autores anapolinos

Um grupo de 20 escritores anapolinos foi homenageado com certificado de Honra ao Mérito, na noite desta terça-feira (26.abr), em cerimônia realizada no hall da Câmara Municipal, em homenagem aos 22 anos de fundação da União Literária Anapolina (ULA). A iniciativa é do vereador Professor Marcos Carvalho, que também é escritor e membro da entidade.

A solenidade também marcou o lançamento do livro “Alcoviteiras - a força feminina em versos”, das escritoras anapolinas Natalina Fernandes (presidente da União Literária Anapolina e membro-fundador da Academia Anapolina de Letras/Anale), Simone Athayde (membro da ULA e da Anale), Edna Eloi (crítica literária, professora de literatura e membro da Anale), e Lilly Araújo (poeta e artista).

A ULA foi fundada em 24 de junho de 2000 pelos escritores Laurentina Murici Montalvão (Loló) e Paulo Nunes Batista. A entidade não possui finalidade lucrativa e todos os colaboradores exercem suas funções voluntariamente com o objetivo de promover e difundir a literatura anapolina. A ULA foi o berço para a criação da Academia Anapolina de Letras.

Em mais de duas décadas de atuação a ULA teve participação direta na realização de centenas de projetos literários. Ajudou escritores a concretizar o sonho de lançar livros, além de estimular a produção literária anapolina. Suas ações foram popularizadas com atividades desenvolvidas no ambiente escolar e ao levar seus projetos ao conhecimento do público nas praças da cidade.  

O escritor e juiz de Direito Abílio Wolney Aires Neto, um dos homenageados da noite, também expôs uma de suas obras. O livro ‘A cidade de Ana – Anápolis’. Uma revisão de obras de Haydée Jayme e Humberto Crispim, além de colaborações de escritores contemporâneos, como o professor Juscelino Polonial.

Durante a solenidade foram declamados vários poemas, de autoria dos escritores anapolinos. O cantor Roberto Brenner e o maestro Giovani Tronconi executaram canções da música popular brasileira, além do Hino da ULA. O evento teve ainda as presenças da ex-vereadora Geli Sanches, que também é membro da ULA e presidente da Associação Pestalozzi em Anápolis, e a presidente do Sindicato dos Professores de Anápolis, Márcia Abdalla. 

HOMENAGEADOS 

ABÍLIO WOLNEY AIRES NETO

ANA MARIA ROCHA

DAVID PEREIRA DA ROCHA

EDNA ELÓI

ELAINE MARIA MACHADO

ERICK BORGES

GABRIELA CAMPOS

GIOVANI TRONCONI

IRON JUNQUEIRA

IZILDINHA PORTO

JOÃO AREIS PREDA

JOSÉ FÁBIO DA SILVA

JUSCELINO POLONIAL

LILLY ARAÚJO

MYRIAM MARQUES

ROBERTO BRENNER

SIMONE ATHAYDE

SOLEMAR OLIVEIRA

VALÉRIA VALLE

VERA VALLE

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: ,