Câmara faz segundo pregão presencial e define empresa que será responsável por segurança armada no prédio do Legislativo

por fernanda — publicado 22/12/2017 11h10, última modificação 26/12/2017 16h06
Câmara faz segundo pregão presencial e define empresa que será responsável por segurança armada no prédio do Legislativo

Câmara faz segundo pregão presencial e define empresa que será responsável por segurança armada no prédio do Legislativo

A partir de janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Anápolis terá o serviço de segurança armada, realizado pela empresa Ego Service – Vigilância e Segurança Privada. A escolha da empresa que será responsável pelo departamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (20.dez) através de licitação com modelo Pregão Presencial com o suporte da empresa Centi Soluções.

Participaram ainda da licitação o as empresas Positivo Vigilância e Segurança e a Mega Elite Segurança. A Ego Service ganhou o contrato por oferecer o menor preço entre as concorrentes e assinará contrato no valor R$ 197.305,44 com vigência de 12 meses. Para se chegar ao valor final do pregão, foram feitas 15 rodadas de lances entre as participantes.

É a segunda vez que a Câmara Municipal de Anápolis realiza licitação com modelo de Pregão Presencial, dentro do projeto da atual Mesa Diretora de aperfeiçoar a transparência nos atos do Legislativo. A condução das atividades da manhã desta quarta feira foi de responsabilidade da pregoeira da Câmara, Natália Vaz Monteiro.

Fizeram parta da equipe de apoio ao Pregão os servidores Thaís Soares Oliveira, Deijanicy Valim, Vanderli Rosa Campos Guimarães e Francisco Braz de Oliveira, que também responde pela Comissão Permanente de Licitação da Casa. O Controlador da Câmara, Pedro Paulo Araújo também acompanhou o certame.

Como funciona a licitação com modelo Pregão Presencial

É a modalidade mais recente de licitação e foi instituída pela Lei Federal nº 10.520/02. Diferentemente das outras modalidades, no “pregão” o envelope “proposta” é aberto primeiro e, depois da classificação das propostas escritas, ocorre uma etapa de lances em que os participantes têm a possibilidade de reduzir ainda mais suas propostas.

Somente após a classificação final é aberto o envelope de habilitação. É bom frisar que será aberto o envelope de documentos da habilitação apenas do licitante que ofertou o preço mais vantajoso. O “pregão” pode ser realizado para aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor.

No início da sessão do pregão, o pregoeiro procederá ao credenciamento dos representantes legais. Encerrado o credenciamento, será solicitada a entrega dos envelopes: 1 – Proposta; e 2 – Habilitação, também será solicitada a entrega da “declaração de cumprimento aos requisitos de habilitação”.

Em seguida serão abertos os envelopes de Proposta. Feita a análise dos requisitos formais e materiais da proposta, as mesmas serão classificadas e ordenadas sobre o critério de menor preço. Na fase de lances serão chamados a reduzirem suas propostas (lances), tal qual um leilão reverso.

Encerrada a etapa de lances, o pregoeiro poderá negociar com o licitante melhor classificado para obter mais algum desconto sobre o preço. Aceito o preço, o pregoeiro analisará os documentos de habilitação do licitante melhor classificado. Se os documentos de habilitação estiverem em conformidade, o pregoeiro declarará o licitante vencedor da licitação e concederá aos demais licitantes o direito de manifestar a intenção de recurso;

Em caso de manifestação, o pregoeiro encerrará a sessão para que os interessados apresentem seus recursos; ao contrário, o pregoeiro adjudicará o objeto ao vencedor e encaminhará o processo para homologação.

registrado em: