Câmara entrega títulos de cidadania e moções de aplauso para lideranças sindicais

por Marcos Vieira publicado 05/05/2022 15h09, última modificação 05/05/2022 15h09
Câmara entrega títulos de cidadania e moções de aplauso para lideranças sindicais

(Foto: Ismael Vieira)

Uma sessão solene, realizada na manhã desta quinta-feira (5.mai) na Câmara de Anápolis, entregou títulos de cidadania e moções de aplauso para lideranças sindicais locais e também de atuação nacional.

As homenagens foram frutos de projetos do vereador Hélio Araújo (PL), aprovados por unanimidade pelos demais membros do Legislativo. O parlamentar é da área, ele preside o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sinpospetro-GO).

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, que também comanda o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, foi agraciado com título de cidadania anapolina. Natural de São Paulo, ele atua no movimento desde os anos 1990, com participação em negociações importantes para a garantia de direitos ao trabalhador brasileiro.

“Recebo com muita felicidade essa honraria das mãos do vereador Hélio, representando o povo dessa cidade. Através do braço goiano da UGT estamos irradiando a compreensão dos valores fundamentais que expressamos: cidadania e transparência”, afirmou Patah.

Em seu discurso, o presidente da UGT disse que iniciará por Goiás um mutirão do emprego, uma ação concreta, resposta do movimento sindical, para o cenário de desalento enfrentado hoje no Brasil.

Também recebeu título de cidadania anapolina o primeiro vice-presidente da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fenepospetro), Francisco Soares de Souza, conhecido como Chico no movimento sindical. Ele nasceu em Angicos, no Rio Grande do Norte e mora hoje em Campinas (SP).

“Recebo com alegria esse título de cidadania. Meus agradecimentos aos parlamentares dessa Casa de Leis, principalmente ao vereador Hélio. Para mim é uma honra muito grande receber essa homenagem. Estamos nessa luta há mais de 20 anos, em uma entidade que abrange todo o território nacional”, afirmou Chico.

As moções de aplauso entregues durante a sessão solene foram uma forma de reconhecer o trabalho realizado por lideranças sindicais que se mantiveram ativas, lutando pelos trabalhadores, nos momentos mais críticos da pandemia da Covid-19.

Entre os agraciados, estava o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Goiás e Tocantins (Fetracom GO-TO), Edson Geraldo Garcia, que também dirige o Sindicato dos Empregados no Comércio de Anápolis (Seca). “Acho louvável esse encontro promovido pelo vereador Hélio, algo que é bem-vindo para os trabalhadores, pois estamos sendo massacrados com essas novas leis. Temos que fazer reuniões para reforçar a nossa posição perante o que ocorre hoje no Brasil”, disse.

A presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma), Márcia Abdala, também recebeu moção de aplauso. Segundo ela, é uma forma de reconhecimento do trabalho de todos os sindicalistas. “Eu estou muito feliz e compartilho esse momento com outras entidades, todos lutamos por melhorias salariais e condições de trabalho. Isso é muito importante, esse reconhecimento dessa Casa”, comentou.

O vereador Hélio Araújo classificou o evento como excelente, pois segundo ele cumpriu o objetivo de reconhecer lideranças que juntas representam mais de 500 mil trabalhadores brasileiros. Em relação aos agraciados com títulos de cidadania, Hélio falou da grandeza de Patah na defesa dos trabalhadores brasileiros e disse que Chico é seu padrinho, quem lhe ensinou a ser sindicalista.

Hélio também falou das moções de aplauso entregues aos sindicatos, “incansáveis na pandemia”, e citou o caso do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, que perdeu dois presidentes para a Covid-19: Divininho do Sindicato, que era vereador em Anápolis, e Reginaldo José de Faria.

“Essa singela homenagem da Câmara é para aqueles que lutam em prol do trabalhador, na defesa da CLT, de uma vida melhor para o trabalhador. Saímos daqui fortalecidos, com um discurso único em prol da classe trabalhadora”, completou o vereador.

Prestigiaram a sessão solene o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, a vereadora de Goiânia Sabrina Garcez, a ex-deputada estadual Isaura Lemos, presidentes de partidos e lideranças políticas. Também marcaram presença os vereadores Cabo Fred Caixeta (Avante), Delcimar Fortunato (Avante), Reamilton Espíndola (Republicanos), Seliane da SOS (MDB) e Policial Federal Suender (PRTB).

Os homenageados:

Adair Rodrigues dos Santos
Adão Luiz Teles
Ademar Martins Rodrigues
Alessandro Torres Mota
Altino José de Araújo
Antônio Divino Gouveia
Benedito Teodoro Correia
Claudio Roberto Damasceno
Dione dos Santos Oliveira
Divino Antonio Nascimento
Domervil José Teixeira
Edgar Ferreira dos Santos
Edson Geraldo Garcia
Eduardo Borges Garcia
Eduardo Genner de Sousa Amorim
Elciro Torquato Pereira
Emmanuel Gomes da Silva
Esli Jeremias Feitosa
Esly Ribeiro
Everaldo Ribeiro da Cunha
Flávio Roberto de Castro
Geraldo Dias Filho
Handerson Ernesto de Carvalho
Heber Dias da Silva
Ivanildo Bezerra dos Santos
Jaime Fernandes Evangelista
Janivaldo Marçal Chaveiro
João Batista da Silva Júnior
João Ribeiro Neto
Joaquim Nascimento Dantas
Jocélio Dias Padilha
Jose Braz Constantino
José de Oliveira
Jose Maria Francisco das Dores
Jose Valter da Silva Piovesan
José Wilson Soares de Souza
Juliana Herber dias da Silva
Laerte Simão
Leandro Borges Nunes
Leandro Neves Ferreira
Leandro Rodrigues Araújo
Leoni Antonio de Morais
Luís Roberto Dias
Luizomar de Mesquita
Manoel Jose dos Reis
Márcia Aparecida Gomes Abdala
Márcio Henrique Cunha de Paiva
Márcio Paiva
Marcos André Rodrigues de Siqueira
Marilda Abreu Souto
Marli Maria Teixeira Vaz
Marly Alves Chaveiro
Melquisedeque dos Santos de Sousa
Michelly Alves dos Santos
Moacir Brito Nascimento
Moisés Rosa Borges
Odilar Maciel Barreto Filho
Orcalino Martins de Souza
Paulo José Martins
Paulo Roberto Leopoldo de Macedo
Railton Nascimento Souza
Raimundo Honorato de Amorim
Regina Maria de Faria Amaral Brito
Renato Batista Dutra
Rildo Ribeiro de Miranda
Sergio Luís da Costa
Silvio Oliveira Santos
Valdeci Rodrigues
Valdecy Meireles do Carmo
Valdir José Ribeiro
Vanderli Caetano
Wanderson Ernesto de Carvalho
Wemerson de Souza Oliveira
Ygor Brandão Almeida Marques

registrado em: ,