Câmara entrega título de cidadania anapolina ao professor Valto Elias

por Marcos Vieira publicado 06/12/2022 12h19, última modificação 06/12/2022 12h19
Câmara entrega título de cidadania anapolina ao professor Valto Elias

(Foto: Guto Neves)

A Câmara fez a entrega do título de cidadania anapolina ao professor Valto Elias de Lima, durante a sessão ordinária desta terça-feira (6.dez). A iniciativa para a homenagem partiu do presidente Leandro Ribeiro (PP).

Valto nasceu em Pilar de Goiás e vive em Anápolis desde os 11 anos de idade. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especializações e mestrado na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Valto atualmente é presidente do Conselho Municipal de Educação de Anápolis e professor da UEG. Como coordenador do programa Universidade para os Trabalhadores da Educação, entre 2007 e 2014, o homenageado contribuiu para graduação de 39.950 pessoas.

Entre os amigos de Valto, o ex-prefeito Pedro Sahium foi convidado a discursar. “Já foi meu aluno, hoje é professor respeitado na UEG, onde também leciono. O serviço que Valto prestou para Goiás é muito grande, na chamada Licenciatura Plena Parcelada, que equipou os nossos professores para que pudessem ministrar aulas”, iniciou Sahium.

O ex-prefeito disse que “deixar de vir a uma cerimônia como essa seria um pecado”. “Valto, através dos seus conselhos, educou tanta gente. E aqui a gente vê alguns alunos dele. Infelizmente nem o pai e nem a mãe estão presentes para aplaudi-lo pela humildade, sempre dado ao ensino e educação.
É um reconhecimento da cidade de Anápolis”.

A secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, também em discurso, agradeceu publicamente Valto Elias pela parceria, por pensar em educação de qualidade e propor avanços, “saindo da teoria para prática, em prol dos 37 mil estudantes da rede municipal”.

Em agradecimento, Valto Elias afirmou que recebe o título de cidadania anapolina com “alegria e humildade”. “É sem dúvida um rito importante na vida de qualquer pessoa. Sabemos que Anápolis sempre foi uma cidade de oportunidades, principalmente durante todo o século XX. No início, em 1910, começamos a receber imigrantes de todos os lugares. Nerópolis e Nova Veneza nasceram de Anápolis. Depois vieram os árabes, com a ferrovia em 1935. Sou da leva da década de 1970”, afirmou o professor.

“Meu pai disse que estávamos indo atrás de recursos. Então viemos para cá. Aqui tive a oportunidade que a cidade me deu de me dedicar à educação. Primeiro na formação em curso superior depois as oportunidades na UEG, onde estou há 23 anos e passei por vários setores”, completou Valto.

“Estou muito feliz, agradeço minha família, minha esposa e filho, irmãos e todos. Muito obrigado Câmara, obrigado presidente Leandro Ribeiro. A cidade de Anápolis é a grande acolhedora de populações que saíram de diferentes lugares e sou feliz por fazer parte dessa história”, concluiu o homenageado.

registrado em: