Câmara entrega título de cidadania anapolina a Adeir Conceição Souza de Oliveira

por Marcos Vieira publicado 30/09/2021 11h16, última modificação 30/09/2021 11h16
Câmara entrega título de cidadania anapolina a Adeir Conceição Souza de Oliveira

(Foto: Ismael Vieira)

Sessão solene na noite de quarta-feira (29.set) marcou a entrega de título de cidadania anapolina a Adeir Conceição Souza de Oliveira, por iniciativa da vereadora Cleide Hilário (Republicanos) e referendada pelo voto em plenário de todos os membros do Legislativo.

A sessão foi dirigida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula (PV). Estiveram presentes os vereadores Cabo Fred Caixeta (Avante), Seliane da SOS (MDB) e Delcimar Fortunato (Avante). Também prestigiou a solenidade o deputado estadual Coronel Adailton (PP) e o primeiro secretário do Republicanos Anápolis, Gérson Scharnik.

Natural de Sete Lagoas (MG) e hoje com 80 anos de idade, Adeir chegou a Anápolis em 1984. Ela se mudou para a cidade ao lado marido, Oliveiro de Oliveira Reis (já falecido) em decorrência da carreira profissional de ambos, servidores públicos.

Adeir foi aprovada no primeiro concurso para a carreira de auditora fiscal em Goiás, em 1968. Aposentou-se em 1990. Além da dedicação ao trabalho e à família – tem quatro filhos, Bruno, Eduardo, Luciana e Viviane – também exerce a filantropia, via Maçonaria e Rotary Club.

Em seu discurso, a vereadora Cleide classificou Adeir como “mulher forte e guerreira”. “Sempre à frente do seu tempo, desbravadora. Seus conselhos sempre foram para que estudássemos e lutássemos pela nossa independência e o nosso lugar na sociedade”.

Cleide contou que conheceu a homenageada há 30 anos, quando cheguei a Anápolis com a família. “Eu me lembro de que foi uma das primeiras pessoas a nos recepcionar e se colocar à nossa disposição para o que fosse necessário – ao lado do seu esposo Oliveiro – estava sempre pronta a servir e não media esforços para ajudar”.

“Esposa fiel, companheira e conselheira para uma vida, parceira para todos os momentos. Mesmo com tripla jornada, sempre foi uma mãe dedicada que sempre esteve atenta a cada passo de seus filhos”, prosseguiu a vereadora.

Cleide ressaltou que Adeir já era uma cidadã de fato de Anápolis, mas agora passava a ser uma cidadã de direito graças ao título de cidadania outorgado pela Câmara Municipal.

A noite teve discursos emocionados do filho da homenageada, Eduardo Henrique Souza de Oliveira, e da comadre Maria Aparecida Gomes de Oliveira. A filha de Adeir, Viviane Cássia de Oliveira, e o neto, Oliveiro de Oliveira Maia, cantaram ‘Velha Porteira’, de Lourenço e Lourival, música importante para a família e para o patriarca.

A Banda Lira de Prata de Santana, sob a regência do maestro Silas Rodrigues, executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Anápolis, além de canções como ‘Carinhoso’ e ‘Amigos para Sempre’.

Em sua fala de agradecimento, Adeir Conceição Souza de Oliveira fez um breve relato da sua trajetória de vida, destacou pessoas importantes para sua família e para sua carreira profissional. “Agradeço imensamente essa terra por nos acolher e agradeço à vereadora Cleide pela consideração em me conceder essa importante honraria”.

“Nossa família sempre pautou a existência pela simplicidade e dedicação ao trabalho. Orgulho-me dos meus filhos formados e dedicados às suas famílias”, disse Adeir. Ao receber o título de cidadania anapolina, ela afirmou que é filha da cidade não só de coração mas também por direito através da Câmara Municipal, que representa a população.

registrado em: ,