Câmara entrega Moção de Aplauso a atleta autista campeão sul-americano e seu treinador

por Marcos Vieira publicado 09/05/2022 11h31, última modificação 09/05/2022 11h31
Câmara entrega Moção de Aplauso a atleta autista campeão sul-americano e seu treinador

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara fez a entrega, durante a sessão desta segunda-feira (9.mai), de Moção de Aplauso ao atleta Miguel Elias dos Santos, de 7 anos, e seu treinador, Jonatan Romeu Muniz. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), aprovada em plenário.

Miguel é autista e, recentemente, ganhou medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, realizado em São Paulo.

“O esporte como um todo pode trazer diversos benefícios na vida das crianças, em especial às crianças autistas. Incentivar sua participação para que elas busquem diferentes formas de movimento é um método de promover o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social”, escreveu Reamilton na propositura.

“Esta justa homenagem é agradecer e honrar o esforço e superação do atleta e seu treinador, tornando-se exemplo de disciplina, superação e determinação”, completa o vereador.

Em discurso na tribuna, bastante emocionado, Reamilton falou da persistência de Jonatan em levar Miguel para o esporte, que inicialmente relutou, devido à carga sensorial de um ambiente de academia, mas que se tornou um atleta campeão.

“O Jonatan com muita insistência colocou o Miguel no tatame. E mais tarde receberia o diagnóstico do filho, Nicolas, também autista. E hoje ressaltamos o esforço do Jonatan, e da Yasmin, que é mãe atípica”, disse Reamilton.

O vereador também falou da rede de apoio ao deficiente. “Tenho chamado a atenção: se a gente não amar essa causa, não vamos conseguir avançar. E quando a gente ama esse é o diferencial”, ressaltou.

O projeto Atletas do Futuro também recebeu homenagem do Legislativo. O técnico Jonatan agradeceu o reconhecimento e aproveitou para pedir apoio da iniciativa privada, pois se trata de algo que rende frutos para a cidade.

registrado em: ,