Câmara entrega medalha Sueli Elizabeth Coimbra de Oliveira

por Geovana de Bortole publicado 19/09/2023 09h57, última modificação 19/09/2023 09h57
Câmara entrega medalha Sueli Elizabeth Coimbra de Oliveira

Foto: Lucas Guedes

Sessão solene realizada na noite de segunda-feira (18.set) prestou homenagem a  pessoas e entidade que prestam relevantes serviços em defesa das pessoas com deficiência e a pessoas com deficiência que lutam contra o preconceito, com a entrega da Medalha Sueli Elizabeth Coimbra de Oliveira.

O ato foi conduzido pelo presidente da Câmara, vereador Domingos Paula (PV). O presidente reforçou o compromisso do Poder Legislativo em fazer projetos de inclusão e oferecer um legislativo acessível para todos. “Esta homenagem é muito importante, pois estamos reconhecendo pessoas e entidades que lutam por essa causa. A Casa dos anapolinos está pronta para oferecer essa honraria, com um local que tem acessibilidade a todos”, afirmou.

Esta é a segunda vez que o Legislativo Anapolino concede a honraria. A  iniciativa da homenagem partiu do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), com a aprovação de todos os demais vereadores. O parlamentar destacou que a Câmara de Anápolis é pioneira em conceder este tipo de homenagem. “Sueli Elizabeth era cadeirante e trouxe o basquete de cadeiras de rodas para nossa cidade. Tenho um filho autista e durante meu percurso, conheci todos os tipos de deficiência. Precisamos dar honra a quem trabalha pela causa e esta é minha luta”, afirmou.

No total, 31 pessoas receberam a medalha. Participaram do evento os vereadores Jakson Charles (PSB), Frederico Godoy (SD), Lisieux José Borges (PT), Professor Marcos (PT), Américo (PP), Luzimar Silva (PMN) e Hélio Araújo (PL). O presidente da APAE, Vanderley Cesário de Lima e o juiz da Infância e da Juventude da Comarca de Anápolis, Carlos José Limongi Sterse prestigiaram a solenidade.

Dentre os homenageados estava o deputado federal Rubens Otoni (PT). O parlamentar contou sobre seu trabalho  como defensor da causa dos deficiências, levando emendas para dar oportunidades para entidades voltadas para a causa. “Essa solenidade também serve de alerta para a sociedade, para que cada um faça sua parte. Quando cheguei a Câmara dos deputados, não havia espaço para essa luta. Hoje temos essa realidade superada. Temos uma comissão específica para a luta das pessoas com deficientes e fico orgulhoso em fazer parte como titular. Fico feliz em também poder levar recursos para essas entidades”, disse.

Amanda Magalhães Borges falou em nome de todos os homenageados. Sua trajetória de superação começou quando sofre um acidente automobilístico e ficou paraplégica. “Este mês celebramos a luta de defesa das pessoas com deficiência, o Setembro Verde. Agradeço ao vereador Reamilton por sua luta de inclusão. Agradeço a todos os vereadores que reconheceram a importância desta causa, e também a minha família e amigos. É importante lembrar que esta medalha leva o nome de uma pessoa que dedicou sua vida na luta das pessoas com deficiência. Era uma mulher forte e com muita fibra, e uma inspiradora para todos”, discursou.

Veja a lista de homenageados:

  1. Lilian Cristina dos Santos  - Américo

Graduada em psicologia. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Anápolis, no Centro Municipal de Atendimento a Diversidade (Cemad) e coordenadora pedagógica pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás, no Colégio Estadual Herta Layser.

  1. Ana Paula Berardo Martin – Reamilton Espíndola

Médica neuropediatra. Atende na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, na APAE e na Clínica Climed

 

  1. Amanda Raila Magalhães Borges – Reamilton Espíndola

Graduada em Direito pela UniEvangélica. Mudou sua vida depois de um acidente automobilístico, que a deixou paraplégica. Luta pelos direitos das pessoas com deficiência, especialmente com aqueles que têm autismo. Sua vida é exemplo de superação.

  1. Ketullyn Danielly da Silva Rocha – Frederico Godoy

Possui cursos técnicos em Administração, Informática e RH. Atualmente trabalha na Geolab Indústria Farmacêutica. Convive com deficiência auditiva desde o nascimento. Quer trabalhar com redes sociais, e se destacar como influenciadora com deficiência.

  1. Dandário Rodrigues de Queiroz Filho – Frederico Godoy

Presidente da Associação dos Deficientes de Anápolis, entidade filantrópica que presta serviços às pessoas com deficiência.

 

  1. Carmem Lúcia Falluh de Alarcão – Domingos Paula

 

Servidora Pública há 39 anos. Professora de artes no município. Formada em canto e regências. Advogada. Atualmente trabalha na Procuradoria Geral do Município. Exemplo de superação.

  1. Valdileya Prado Rezende – Professor Marcos

Graduada em Letras, especialista em Letramento para o Estudante com Deficiência. Professora da Rede Estadual de e Municipal, atua há mais de 10 anos na área da Educação Especial como Gestora do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad).

  1. Silmar Martins dos Santos – Dra. Trícia Barreto

Luta pelos direitos das pessoas com deficiência terem acesso ao transporte público. Apresentou proposta de projeto de lei para alterar os requisitos para a obtenção de passe livre para os deficientes.

  1. Raquel Pereira Sakata – Edimilson Mercado Serve Bem

Sua jornada começou quando recebeu o diagnóstico de TDAH e Dislexia Mista da sua filha Lívia. Através das redes sociais, compartilha vitórias e superações de sua filha, e batalha para que seus direitos sejam garantidos.

  1. Isadora Costa Carneiro Fernandes – Frederico Godoy

Advogada, passou por diversas provações. Abdicou de trabalhar para cuidar e zelar de sua família, sempre com muita fé e esperança.

 

  1.  Rodrigo Alves Nadagi – Frederico Godoy

Professor de Educação Física, pós-graduado em Estivação Inclusiva. Professor da Rede Municipal de Ensino, dedicando grande parte de sua carreira a ensinar pessoas com deficiência a importância da atividade física.

  1. José Leite Pereira – Hélio Araújo

 

Dedicou sua vida ao serviço comunitário e à inclusão das pessoas com deficiência física, dedicando 20 anos da sua vida ao Programa de Inclusão de Auto Escola Reis. Será sempre lembrado como uma pessoa que fez a diferença na vida dos que precisavam.

  1. Vanderley Coelho da Silva – Jakson Charles

Graduado em Ciências Contábeis. Atual diretor presidente do Sicoob Unicentro Norte Brasileiro. Voluntário e Membro da diretoria da APAE, onde ocupa o cargo de presidente.

  1. Edval Reis de Oliveira – Frederico Godoy

Edivaldo, como é conhecido é formado em História. Atualmente é assessor parlamentar na Assembleia. É ligado ao movimento leigo da Igreja Católica e participa da comunidade da Paróquia do Divino Pai Eterno.

 

  1. Vanderlene Coelho de Lima – João da Luz

Professora e intérprete de Libras há 30 anos na rede estadual de ensino. Atualmente trabalho no Colégio Estadual José Ludovico de Almeida e na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Anápolis, fazendo valer os direitos de inclusão dos surdos na sociedade.

  1. Ana Paula Mizuno Mahmud – Reamilton

 Médica no ambulatório de saúde mental Florescer e Pestalozzi, preceptora de Saúde Mental na UniEvangélica.

  1. Baltazar Gonçalves de Oliveira – Lisieux José Borges

Marceneiro. Diagnosticado com retinose pigmentar. É membro da Associação dos Deficientes Visuais de Anápolis (ADVA). Luta por projetos voltados para a inclusão das pessoas com deficiência visual para garantir seus direitos.

  1. Renata Augusta Rodrigues Araújo – Luzimar Silva

Formada em educação física e pedagogia, especialista em psicopedagogia, ensino especial e educação inclusiva e ABA. Trabalha há 31 anos na educação especial.

  1. Etiene Garcez Silva – Frederico Godoy

Conselheira Tutelar em seu terceiro mandato. Coordenadora do Projeto Residência Inclusiva para pessoas com deficiências realizado pelo Instituto Luz de Jesus. Atua há mais 20 anos em defesa dos direitos das crianças, adolescentes e portadores de deficiência.

  1. Mirian Aparecida de Oliveira Batista – Reamilton Espíndola

Foi presidente da Associação de Deficientes de Anápolis (ADA). Fundadora, juntamente com sua mãe, Sueli Elizabeth (que dá nome a Comenda) a loja de Fogos de Artifícios Cienfuegos.

  1. Rosângela Nogueira Casanova Queiroz – Professor Marcos

Graduada em pedagogia pela UEG e habilitação em Orientação Educacional. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal  de Educação de Anápolis e vice-presidente do Conselho Municipal de educação.

  1. Mário Magalhães Netto – Seliane da SOS – Frederico Godoy

 

  1. Kathrein Moura Faria – Thaís Souza

Bacharel em Direito e Gestão de Segurança Pública. Nasceu com deficiência congênita dos membros superiores. Servidora pública, influencer e youtuber. Atualmente está cedida par ao estado, trabalhando no Fórum da Comarca de Anápolis, no 1º juizado especial criminal.

  1. Maria Geli Sanches – Professor Marcos

Graduada em direito e pedagoga. Foi vereadora por dois mandatos, onde apresentou leis de autismo e TDAH. Fundou a Associação Pestalozzi de Anápolis. É assessora do deputado federal Rubens Otoni.

  1. Priscilla Brenda Costa Gonçalves Martins de Souza – Reamilton

Graduada em biologia e fonoaudiologia. Atua no Cemad, no trabalho de triagem, avaliação e atendimento clínico das crianças.

  1. Maria Mayra Jusevicius Alves Sterse – Reamilton

Psicóloga, formada em Letras. Trabalha na equoterapia há 12 anos. Voluntária no projeto social Cruzada pela Dignidade, juntamente com seu esposo Carlos José Limongi Sterse.

  1. Lidiane Lemos Soares Pereira – Professor Marcos

Licenciada  e doutora em química. Professora do Instituto Federal de Goiás. Integra, como pesquisadora, o Laboratório de Pesquisas e Inclusão da UFG. Atua com pesquisas na área da Educação Inclusiva.

  1. Andrea Rodrigues Correia – Frederico Godoy

Formada em Psicologia. Presta serviços voluntários no gabinete do vereador Frederico |godoy, Casa Joana e Clínica de recuperação Naiot.

  1. Glauco Alves Costa – Reamilton

Graduado em Educação Física e Administração, graduando de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Pedagogia.

Diretor da rede de clínicas Therapies Love Kids. Atende 600 crianças em toda rede, em especial crianças atípicas.

 

  1. Rosalina de Fátima da Silva –Domingos Paula

Comerciante. Mãe de três filhos, sendo uma filha especial. Sua filha é formada em Administração, sendo motivo de muito orgulho para todos de sua família.

  1. Rubens Otoni – Domingos Paula

 Deputado federal em seu sexto mandato, idealizador de projetos que deram origem ao ProUni. Membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.

 

 

 

 

 

registrado em: