Câmara entrega Comenda Nadyr de Souza Andrade a professores anapolinos

por julio — publicado 16/10/2019 14h35, última modificação 16/10/2019 16h06
Câmara entrega Comenda Nadyr de Souza Andrade a professores anapolinos

Câmara entrega Comenda Nadyr de Souza Andrade a professores anapolinos

 

A Câmara Municipal de Anápolis promoveu sessão solene para entregar a Comenda Nadyr de Souza Andrade a professores anapolinos, na noite desta segunda-feira (14.out), no Salão Nobre Richard Edward Senn, na Unievangélica. A iniciativa pertence à vereadora Professora Geli (PT), com a participação de todos os parlamentares, que indicaram um nome a fim de receber a honraria.

O presidente do Poder Legislativo, Leandro Ribeiro (PTB), que dirigiu os trabalhos ladeado por 20 parlamentares, exaltou a figura da professora Nadyr de Souza Andrade. Ele falou que é justa a homenagem que a Câmara presta a professores das redes municipal e estadual. Segundo ele, o legado da educadora não pode ser esquecido, por isso a honraria. "Investir em educação é economizar no futuro", concluiu sua fala.

No seu discurso, a Professora Geli fez questão de frisar que os professores homenageados representam todos os profissionais da Cidade e ela confirmou que o objetivo da comenda foi o de exaltar a criatividade, a dedicação e a competência de cada profissional, que enfrenta o mundo em constante mutação. "Ensinar é uma das funções mais nobres da sociedade. Todo o desenvolvimento passa pela educação, responsável por transformar as pessoas, que mudam o contexto social", ponderou.

"É uma alegria muito grande como professora fazer essa homenagem. Foi uma das primeiras proposituras minhas quando assumi o posto de vereadora. E não poderia ser diferente, já que é minha categoria. Tenho orgulho do que sou", narrou Professora Geli, lembrando que o Decreto Legislativo, que representa a honraria, é datado de 2013.

Jean Carlos (PTB) destacou que a profissão é uma das mais importantes do mundo e que, sem ela, não haveria a compreensão dos dos conhecimentos. O vereador reconheceu o trabalho  de todos os homenageados, que foram selecionados em virtude do seu destaque na atuação profissional. Independente se a performance se situa na área infantil ou no universo universitário, todas as dificuldades enfrentadas pelo professor são superadas pelo esforço, garra e, acima de tudo, pelo sacerdócio.

Irene Macedo de Mendonça Saraiva foi a escolhida para falar em nome dos homenageados. De acordo com ela, é uma honra muito grande receber a honraria. Ela parabeniza a Câmara Municipal pela iniciativa que valoriza o professor. Segundo ela, é de extrema importância enaltecer o papel do professor, que procura, na lida diária, formar o cidadão, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

João Asmar

Quem trabalhou com a educadora que carrega o título da homenagem foi o professor mais experiente e, ao mesmo tempo, veterano entre todos os que receberam a medalha: João Asmar. "É uma homenagem que chega por último. Já fui homenageado como professor pela Prefeitura Municipal, pela Unievangélica como educador emérito. Aos 19 anos, comecei minha vida de professor. Tive mais de 20.000 alunos e ganhei todas as medalhas possíveis em Goiás. Recebi as honrarias do Poder Executivo e Legislativo do Estado", narrou o ex-vereador da década de 50.

João Asmar contou que fica muito feliz em receber a honraria da Câmara. Ele contou que Nadyr de Souza Andrade foi sua funcionária pelo período de seis anos. Enquanto diretor do ensino primário, ele a nomeou diretora de um grupo escolar que funcionava no Colégio Estadual Antensina Santana.

"Ela era super dedicada, honesta, competente. A professora Nadyr sempre se mostrou alegre, nunca triste, em suas atividades e prestou um serviço colossal na educação em Goiás", resumiu João Asmar, que dedicou 66 anos de sua vida ao Magistério. Ele se orgulha em ter ministrado aulas a dois ex-governadores - Henrique Santillo e Onofre Quinam. Professor do curso de Direito, ele lembrou que formou também quatro senadores e vários deputados federais e estaduais, além de presidentes do Tribunal de Justiça e do Trabalho e sete prefeitos, sem nunca ter faltado uma só aula.  
 

 

 

Confira a relação dos homenageados

Andréia Caixeta Marçal

Anita Ferreira Chavier Nunes

Claudia Batista da Silva Mendes

Dirce de Fátima Silva Dias

Eleusa Maria Garcez Pimenta

Eliã Leila Peixoto Batista Ferreira

Frank Boniek Coelho

Irene Macedo de Mendonça Saraiva

Ivanir Corrêa de Souza Guimarães

João Asmar

José Cassimiro Dias Neto

Keille Rosa da Silva

Keyla Maria Bastos Gonçalves

Lilian Lins Corrêa

Lilian Luiza Pereira

Malva Chistina Bonfim Monteiro

Marcia Aparecida Gomes Abdala

Marinalva da Silva Carvalho

Rodrigo Eduardo Feitosa

Rubia Ferreira Luz

Sandra Abadia de Morais Verdú

Sônia Maria Cavalcante de Oliveira

Suzana Sousa Carvalho Ferreira

Telma Jaques Coelho Dutra

Thaís Helena Borrajo Berto de Moraes

 

Foto: Ismael Vieira