Câmara e Prefeitura entregam obra de contenção a erosão na Vila Formosa

por orisvaldo — publicado 18/01/2020 17h03, última modificação 18/01/2020 17h03
Câmara e Prefeitura entregam obra de contenção a erosão na Vila Formosa

Câmara e Prefeitura entregam obra de contenção a erosão na Vila Formosa

A Câmara de Anápolis participou, na manhã deste sábado (18.jan), da inauguração das obras de contenção em área de erosão significativa na Vila Formosa. É na Avenida Presidente Vargas, no encontro com a Avenida Arco Verde e as ruas 117 e 120.

A obra tem 90 metros de extensão, com 16 degraus de queda de água e 845 metros de dreno profundo. Foi construída em 12 meses e consumiu recursos da ordem de R$ 6 milhões. A capacidade de drenagem no local foi aumentada em oito vezes.

O ato teve as presenças dos vereadores Domingos Paula (PV), João Feitosa (PTB), Maro Severiano (PSDB), Lisieux José Borges (PT), Lélio Alvarenga (PSC), Luzimar Silva (PMN) e Deusmar Japão (PSL).

A obra foi entregue pelo prefeito Roberto Naves (PTB). Estavam presentes a primeira-dama Vivian Naves; o vice-prefeito Márcio Cândido; secretários de Meio Ambiente, Jakson Charles, e de Obras, Francisco Lacerda; e o diretor da Construtora Costa Brava, José Luiz Celestino.

Centenas de pessoas participaram da cerimônia, animada pela Orquestra de Violeiros de Anápolis. As crianças se divertiram em brinquedos instalados numa tenda ao lado. Dona Teresinha, mãe do secretário Jakson Charles, participou do evento e falou em nome da comunidade. 

OBRA ESSENCIAL
Domingos Paula lembrou que Jakson Charles sempre trabalhou pela execução dessa obra, “que a administração Roberto Naves concretizou”. João Feitosa disse que é um projeto importante para a cidade e resolve problema que há muitos anos permanecia sem solução.

Mauro Severiano confirmou que a obra foi desafio para todos os prefeitos que passaram e que, agora, o prefeito atual resolve o problema. “Esta é a única passagem da Vila Formosa para o Arco Verde e outros bairros. Foi um desafio para os engenheiros. É uma área de muitas minas de água”, disse.

Luzimar Silva ressaltou que a erosão tinha grande proporção e cada vez crescia mais. Deusmar Japão, além de lembrar que a obra foi o desafio sem solução em várias administrações, agora é realizada.

Lélio Alvarenga concordou que a parceria Executivo-Legislativo propicia a execução de projetos como este. Lisieux José Borges Lisieux lembrou que no passado foram feitas várias intervenções “sem sucesso absoluto”. Disse que o caso carecia de estudos e que acompanhou a concepção do projeto. 

RISCO ELIMINADO
Segundo Jakson Charles a obra resolve um problema crônico. É a passagem da Vila Formosa para setores como Arco Verde, Setor Sul, Santa Clara e de acesso à rodovia federal. Disse que as famílias e as casas estavam em risco constante. 

Entre as intervenções realizadas no local, informou o secretário Francisco Lacerda, foram feitos serviços de drenagem e implantado sistema de gabiões, para dar estabilidade aos taludes. As minas foram preservadas e a pressão da água é normal.

Na visão de Roberto Naves esta obra é diferente das outras. “Não fizemos um barramento de água. Pelo contrário, deixamos a água correr. O terreno é arenoso, úmido, tem muitas minas. Há pouca estabilidade de solo. Fizemos rasgos profundos, drenos, para que a água do lençol freático corra naturalmente. Assim como escadaria, para que a água da chuva quando descer perca velocidade e diminua o impacto nas paredes do solo”, explicou.

Antes do ato de descerramento da placa de inauguração, foi assinada Ordem de Serviço para urbanização da área externa do Centro de Eventos e Artesanato Juarez Pereira Serbeto. Depois Roberto Naves e Vivian Naves plantaram a primeira de centenas de árvores que serão assentadas no local. Por fim os presentes caminharam por uma parte da obra de contenção.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: