Câmara e Prefeitura conferem Comenda em reconhecimento à ação de voluntários anapolinos

por Orisvaldo Pires publicado 28/08/2022 16h32, última modificação 28/08/2022 16h32
Câmara e Prefeitura conferem Comenda em reconhecimento à ação de voluntários anapolinos

Câmara e Prefeitura conferem Comenda em reconhecimento à ação de voluntários anapolinos

Um grupo de 22 pessoas, representantes de instituições e organizações religiosas, que contribuem para o serviço voluntário no município, foi homenageado na noite desta sexta-feira (26.ago), durante cerimônia realizada no Teatro Municipal, com a Comenda Voluntários de Coração. A solenidade integra a programação em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado anualmente em 28 de agosto. A realização é da Prefeitura de Anápolis, por meio do programa Voluntários de Coração.

A Câmara de Anápolis, que foi representada pelo vice-presidente, vereador Domingos Paula (PV), reconhece a relevância das ações sociais desenvolvidas em Anápolis, seja por meio do poder público, seja no âmbito das instituições assistenciais filantrópicas que atuam no município, seja por voluntários de todas as regiões, credos, classe social, escolaridade e etnia. Nos últimos anos o Poder Legislativo, além de integrar essas ações como parceiro, aprovou requerimentos, indicações e criou inúmeras leis que beneficiam o setor social.

Em 2020, por exemplo, a Câmara de Anápolis devolveu aos cofres da Prefeitura aproximadamente R$ 6 milhões para que fossem investidos no combate à Covid-19 e nas ações de saúde em geral. Em 2021 aprovou mensagem do Executivo e ampliou a abrangência do Conselho Municipal de Assistência Social e do programa de Coleta Seletiva com inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis.

Assim como autorizou o termo de fomento entre a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia, para assegurar o aporte de recursos àquela unidade hospitalar com intuito de garantir atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. E aprovou leis que respaldaram ações do município como o Arraiana, que em 2022 arrecadou mais de 200 toneladas de alimentos, destinados a instituições socioassistenciais e famílias em situação de dificuldade social.

O legislativo anapolino também deliberou sobre projetos e ações que levam benefícios em áreas como moradia, atendimento à saúde, apoio a instituições sociais, segurança pública, educação, esporte, cultura e geração de empregos, entre outras. “A Câmara Municipal reconhece o espírito do voluntariado que define o povo anapolino e a participação voluntária de servidores públicos”, lembrou Domingos Paula. O vereador também ressaltou a participação da primeira dama Vivian Naves na elaboração e execução do programa Voluntários de Coração.

O prefeito Roberto Naves disse que ser voluntário é uma condição que está acima de ser um doador, mas ajudar a viabilizar as ações daqueles que já estão fazendo, “a Prefeitura é um meio de encurtar a distância entre quem precisa e quem quer ajudar”. O chefe do Executivo agradeceu a voluntários presentes pelo apoio dado ao povo anapolino, por meio da Prefeitura, e quebrou o protocolo ao entregar a Comenda ao empresário Marcelo Limírio, do grupo Neo Química Hipermarcas, em reconhecimento à participação direta na manutenção da estrutura de atendimento hospitalar durante a pandemia. 

Voluntariado cresce
Um levantamento feito pela Pesquisa Voluntariado no Brasil, relativa a 2021, mostra o aumento do número de pessoas que realizam ações voluntárias no Brasil. Os dados revelam que, dos entrevistados, 56% disseram fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida, dos quais estão ativos no momento 34%, ou seja, aproximadamente 57 milhões de pessoas. Em 2011 eram 25% e em 2001 apenas 18%.  

Outra informação importante trazida pela pesquisa é que a média mensal de dedicação por pessoa, que era de 5 horas em 2011, subiu para 18 horas em 2021. Essas pessoas integram diversos segmentos da sociedade, desde organizações educacionais, instituições que atuam em causas humanitárias, que arrecadam e distribuem alimentos, e das várias camadas do poder público. Na pandemia fizeram a diferença para salvar a vida de milhares de pessoas. 

Homenageados:
Ana Mônica Rocha Santos
Augusto César Rocha Ventura
Bruna Ribeiro Alves Luso
Carlos Tadeu Dutra
Daniela Muassab Castanho
Dilson Resplandes dos Santos
Fábio Aparecido Barbosa
Jesiel de Lima Campos
José Vítor Caixeta Ramos
Juliana Morais de Oliveira Ribeiro
Karla Fernanda Rodrigues
Luana Barbosa Limírio Gonçalves de Sant’Anna Braga
Luiz Janio dos Santos Silva
Maxwell Alves Elias
Nilse Tereza Fleury Leite
Paulo Henrique Teles de Almeida
Raquel Maria Evangelista Souza
Ricardo José de Sousa
Thiago Vinícius Cunha
Tiago Ranieri de Oliveira
Vera Mota Fernandes
Marcelo Limírio

registrado em: