Câmara e Prefeitura assinam ordem de serviço para início das obras da trincheira do Recanto do Sol

por Orisvaldo Pires publicado 14/03/2024 20h12, última modificação 14/03/2024 20h12
Câmara e Prefeitura assinam ordem de serviço para início das obras da trincheira do Recanto do Sol

Câmara e Prefeitura assinam ordem de serviço para início das obras da trincheira do Recanto do Sol

O presidente da Câmara de Anápolis, vereador Dominguinhos do Cedro (PDT), e os vereadores Alex Martins (PP), Cabo Fred Caixeta (PRTB) e Andreia Rezende (SD), participaram, na manhã desta quinta-feira (14.mar), do ato de assinatura da ordem de serviço para o início das obras da trincheira escavada e viaduto em concreto, que será erguida na BR 153, na altura da saída 437, com acesso ao Residencial Flor do Cerrado e Residencial das Rosas, na região da chamada Grande Recanto do Sol.

No projeto de execução da obra serão utilizadas as mais modernas técnicas de engenharia. A construção começa após pelo menos dois anos de tratativas da prefeitura de Anápolis junto à concessionária da BR 153, Ecovias do Araguaia, e ao Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para a construção da trincheira são aportados R$ 38.052.699,10, provenientes do programa ‘Anápolis Investe’. A obra é executada pela empresa Mobicon Construtora e vai beneficiar aproximadamente 80 mil pessoas. A previsão de entrega é dezembro de 2024.  Da obra vão constar acostamento variável, faixas de segurança, canteiro central, capa asfáltica em Binder e CBUQ (asfalto quente usinado), além de 159 luminárias e galerias de água pluvial. 

VIAS DE ACESSO
Dominguinhos do Cedro lembrou que a prefeitura assumiu uma obra que é de responsabilidade do governo federal e pediu à Ecovias que abra as vias que dão acesso aos bairros ao longo do trecho urbano da BR 153. Os vereadores Cabo Fred, Andreia Rezende e Alex Martins falaram sobre a solução de um problema emblemático para o tráfego de veículos na região e que, além de dar segurança, a obra de mobilidade urbana traz “qualidade de vida”.

Roberto Naves agredeceu a parceria do presidente da Câmara, Dominguinhos do Cedro, e a parceria do Poder Legislativo. Elogiou o presidente Dominguinhos do Cedro que, segundo o prefeito, defende a independência do Poder, mas “mantém diálogo saudável com o Executivo”, tem posicionamento firme, “mas também sensibilidade para entender o que é melhor para o próximo. Essa parceria é fundamental”.

Entre os objetivos principais da nova trincheira estão a garantia de mais segurança no perímetro, facilidade de acesso aos bairros próximos e desafogar a trincheira na confluência da BR 153 com a BR 414, na conexão das avenidas Brasil Norte e Universitária com o Jardim das Américas III Etapa.  “Já falamos à construtora responsável que queremos a trincheira construída no menos tempo e com a maior qualidade possíveis”, disse Roberto Naves. 

ENTENDIMENTO
O prefeito historiou as fases do processo de negociação da prefeitura com a Ecovias do Araguaia e com a ANTT. Lembrou que foi intenso nas tratativas com a concessionária da BR 153, “e no final houve entendimento da importância do projeto e a prefeitura foi autorizada a realizar a obra”. Naves reafirmou que a trincheira será totalmente construída com “recursos do povo de Anápolis”. E que a obra será definitiva, “para que não cause qualquer problema nas próximas décadas”.

O ato de assinatura da ordem de serviço teve as presenças do vice-prefeito Márcio Cândido (PSD); a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves (PP); a secretária municipal de Obras, Flávia Ribeiro; a assessora especial do gabinete do prefeito, Eerizania Freitas; o diretor da Mobicon Construtora, Ricardo Vilela; diretora da Caixa em Anápolis, Adriane Menezes; gerente de engenharia da Ecovias do Araguaia, Sidney Vilar Rodrigues; inspetor-chefe da PRF/Anápolis, Luciano Clemente; comandante do 28º BPM, tenente-coronel Geraldo Flávio Syrio Carneiro; subcomandante do 3º Batalhão do Bombeiro Militar em Anápolis, capitão Silva Filho; entre outros secretários e diretores da prefeitura, e moradores da região.

registrado em: