Câmara e Ala 2 reforçam parceria em projetos estratégicos de defesa aérea de Anápolis e do país

por Orisvaldo Pires e Luana Cavalcante — publicado 29/05/2019 17h10, última modificação 30/05/2019 08h05
Câmara e Ala 2 reforçam parceria em projetos estratégicos de defesa aérea de Anápolis e do país

Câmara e Ala 2 reforçam parceria em projetos estratégicos de defesa aérea de Anápolis e do país

A convite do comandante da Ala 2 (Base Aérea de Anápolis), Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, com intuito de reforçar os laços de parceria entre ambas as instituições, um grupo de dez vereadores, representando a Câmara Municipal de Anápolis, visitou várias instalações daquela unidade militar, na manhã desta quarta-feira (29.mai). Com a ampliação dos programas desenvolvidos pela Força Aérea Brasileira na Ala 2, na eminência da chegada dos caças suecos F39 Gripen, as instalações passaram por transformações significativas, agora conhecidas de perto pelos vereadores. 

O grupo de vereadores foi coordenado pelo presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PTB), e contou com a participação de Lélio Alvarenga (PSC), Luzimar Silva (PMN), Deusmar Japão (PSL), Professora Geli (PT), Alfredo Landim (PT), Fernando Paiva (PODE), Elinner Rosa (MDB), João Feitosa (PTB) e Wederson Lopes (PSC). “A Câmara de Anápolis se orgulha em ser parceira da Ala 2, unidade que tem papel essencial para garantir a segurança aérea da capital federal e de todo o país. No cumprimento do dever de colaborar com o sucesso das estratégias de defesa aqui estabelecidas, o Poder Legislativo sente-se honrado em interagir com a Ala 2”, disse Leandro Ribeiro. 

O Coronel Aviador Mioni descreveu aos vereadores a funcionalidade de cada setor da Ala 2. Seus pontos de defesa, áreas sensíveis, esquadrões de segurança e defesa, área operacional, pistas de pouso e decolagem, divisão administrativa, além do 1º Grupamento de Defesa Aérea (GDA). O comandante revelou que atualmente a unidade conta com 1,6 mil militares e, com as ampliações em andamento, pode superar a casa dos 2 mil. Em Anápolis funciona o sistema de defesa aérea, por meio de caças interceptadores, e em breve recebe também a primeira aeronave KC-390.

registrado em: