Câmara de Anápolis recebe seminário sobre alfabetização para Autistas em alusão ao Setembro Verde
A Câmara de Anápolis recebe, nesta sexta-feira (26) e sábado (27) de setembro, o Seminário Alfabetização para Autistas, um evento para ampliar a qualificação de profissionais da educação e apoiar famílias, em alusão ao Setembro Verde. Com carga horária de 20 horas, a iniciativa busca discutir estratégias de ensino, desafios e caminhos eficazes para a alfabetização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O seminário é uma promoção da Subprocuradoria da Pessoa com Deficiência e do vereador Reamilton do Autismo (Podemos). O vereador, que traz o evento em alusão ao Setembro Verde, mês da luta da pessoa com deficiência, expressou a grande importância da iniciativa. Ele compartilhou que André Machado é uma referência que, com sua história, tem mudado a vida de muitas famílias, incluindo a dele, que aplicou com sucesso os métodos do professor na alfabetização do próprio filho.
A palestra central é ministrada pelo professor André Machado, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e pai de três autistas. Em sua fala, Machado enfatizou a importância de intervenções do tipo analítico-comportamentais e de evidências científicas para guiar a escolha de metodologias mais eficazes para a população com autismo e deficiência intelectual. O especialista destacou que a união entre poder público, educação, saúde e famílias é fundamental para garantir o sucesso e o desenvolvimento comprovadamente melhor dessas crianças.
A relevância do evento também foi destacada por Valéria Matias, pedagoga e cuidadora na rede. Ela ressaltou a satisfação de sediar um seminário de excelência em Anápolis e a necessidade de auxiliar tanto a criança quanto o professor. Para Valéria, a formação é essencial para que todos os profissionais da rede possam oferecer o melhor serviço e garantir que a criança saia da escola realmente aprendendo.