Câmara de Anápolis recebe o "Memorial do Cerrado" em ação de educação ambiental

por Geovana de Bortole publicado 07/10/2025 11h55, última modificação 08/10/2025 07h49
Câmara de Anápolis recebe o "Memorial do Cerrado" em ação de educação ambiental

Foto: Allyne Laís

A Câmara Municipal de Anápolis recebe uma iniciativa de conscientização e educação ambiental: o "Memorial do Cerrado". A exposição, aberta à visitação foi aberta ao público nesta terça-feira (7.out), e segue até a próxima sexta-feira. A iniciativa é fruto de uma articulação da Comissão de Meio Ambiente, Saneamento, Proteção e Defesa Animal da Casa, presidida pelo vereador Rimet Jules (PT), e conta com o total respaldo da presidente da Câmara, Andreia Rezende e demais vereadores.

O evento, realizado em parceria com o ITS (Instituto do Trópico Subúmido), braço de extensão da PUC, tem como principal objetivo destacar a importância do bioma Cerrado, conhecido como o "berço das águas" e principal bioma de Goiás.

Para o vereador Rimet Jules, a exposição é uma oportunidade de dar visibilidade. “É necessário dar destaque para a importância do bioma Cerrado, da necessidade da gente poder preservar a nossa fauna, a nossa flora, os nossos animais, as nossas espécies nativa”, explicou.

A presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante) manifestou grande satisfação em sediar o evento: "Nós estamos muito felizes da Câmara Municipal ser palco dessa exposição do Memorial do Cerrado." Ela citou ainda a relevância de se discutir a questão climática e do meio ambiente, tema central na COP30. Andreia reforça que o evento evidencia a atuação da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, que tem discutido pautas e projetos relevantes para a sustentabilidade da cidade.

A exposição do Memorial do Cerrado em Anápolis é coordenada pela Professora Nicali Bleyer, do ITS. Segundo ela, a parceria com o Poder Legislativo "amplia a nossa possibilidade de atuação para além dos muros da Universidade," transformando o espaço que tradicionalmente recebe visitantes em um braço que vai à comunidade.

A professora destaca que o propósito é semear mudinhas de educação ambiental e patrimonial. "A gente só vai proteger o que a gente conhece e se aproxima um pouquinho," pontua Nicali Bleyer, ressaltando o foco na estimulação da proteção do bioma.

O evento também contou com a presença do Deputado Estadual Antônio Gomide, presidente da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele reforçou a importância da iniciativa na promoção da educação ambiental, especialmente para que os estudantes possam ver de perto o que muitas vezes só é estudado nos livros.

O Deputado Gomide fez questão de ressaltar o papel vital do Cerrado: "Nós estamos no estado de Goiás, que é o Cerrado, e o Cerrado faz parte de 25% do bioma brasileiro. E é aqui no Cerrado que nós temos o início das bacias hidrográficas. O Cerrado é o berço das águas." Ele defendeu a necessidade de combater o desmatamento ilegal e as queimadas para garantir a preservação do verde, do oxigênio e da água.

A exposição é aberta à população em geral, servidores e vereadores. Escolas municipais já estão aproveitando a visita institucional à Câmara para incluir a participação no Memorial do Cerrado.

Na esplanada dos vereadores, no saguão entre os gabinetes, o público pode conferir:

  • Animais Taxidermizados: Espécies da fauna do Cerrado, que foram resgatadas após a morte e preparadas pela técnica de taxidermia (empalhamento) para a exposição. O objetivo é permitir que a comunidade conheça as espécies, sua história e a importância de sua preservação.
  • Distribuição de Mudas: São distribuídas mudas de espécies nativas do Cerrado, incentivando a arborização e a conservação.
  • Local: Esplanada dos Vereadores (saguão entre os gabinetes) na Câmara Municipal de Anápolis.
  • Período: Até a próxima sexta-feira.
  • Horário: Das 8h às 18h.

 

 

 

registrado em: