Câmara de Anápolis promove solenidade em homenagem aos "Amigos da Pesca" e concede título de cidadania anapolina ao pastor Guilherme Frances de Avelar Seixas

por Geovana de Bortole publicado 12/09/2025 09h37, última modificação 12/09/2025 09h37
Câmara de Anápolis promove solenidade em homenagem aos "Amigos da Pesca" e concede título de cidadania anapolina ao pastor Guilherme Frances de Avelar Seixas

Foto: Allyne Laís

Em uma noite de celebração e reconhecimento, a Câmara Municipal de Anápolis realizou, na quinta-feira (11.set) uma sessão solene por iniciativa do vereador Ananias Júnior (Agir). O evento teve como propósito conferir o título de cidadania anapolina ao pastor Guilherme Frances de Avelar Seixas, além de homenagear os "Amigos da Pesca", destacando a paixão que os une, a amizade que cultivam e a expressiva contribuição que oferecem ao esporte e à economia da cidade.

A mesa diretiva da solenidade foi composta por diversas autoridades. Estiveram presentes a deputada federal Lêda Borges; o deputado estadual Lineu Olímpio; Fernando Faria, apresentador do programa "Coração de Pescador"; Luas Samuel, presidente da CDL jovem; Elias Toufic, diretor de Turismo; e Thiago Vitorino, subsecretário de Meio Ambiente.

A abertura da cerimônia foi marcada por um momento de grande emoção, com o músico WN Sax executando a canção "Evidências" para a entrada das bandeiras, conduzidas pelas crianças Antony Barbosa, Laura Tokio e Pedro Falcão. Em seguida, a cantora Camille Violla entoou o Hino Nacional Brasileiro.

O vereador Ananias Júnior iniciou seu discurso manifestando grande satisfação com a presença do público presente no evento. "Essa é a primeira vez na cidade de Anápolis que realizamos um evento como esse. Estou muito feliz, muito realizado, surpreendido com a quantidade de pessoas que entenderam o nosso propósito", declarou. O parlamentar enfatizou a importância multifacetada da pesca, que vai muito além do lazer. "Essa é uma solenidade com propósito, onde a pesca gera entretenimento, lazer, saúde, mas também gera muitos negócios, muitas oportunidades de emprego."

Ananias Júnior destacou o papel dos empreendedores do setor, como os donos de lojas de pesca e dos "pesque e pague", reconhecendo-os como "pagadores de impostos". O vereador também fez questão de mencionar o benefício da pesca para a saúde mental, descrevendo-a como uma atividade relaxante que promove a convivência familiar.

A solenidade também homenageou os campeões mundiais anapolinos de pesca, Marquim da Lua e Rafael Silvério, que, segundo o vereador, "nunca tiveram" um devido reconhecimento, merecendo "nosso respeito, nossa admiração". A homenagem se estendeu ainda ao jornalista Fernando Faria, com 40 anos de carreira e pesca no programa "Coração do Pescador".

Os homenageados e entusiastas da pesca também compartilharam suas experiências. Os campeões Marquim da Lua e Rafael Silvério manifestaram a satisfação pelo reconhecimento. "A gente fica grato pelo que o vereador tá fazendo por nós", disseram. O pescador e empresário Felipe Soares da Cunha Santos expressou sua paixão pelo esporte. "Eu sou suspeito a falar porque eu sou apaixonado por pescaria", confessou. Felipe ainda destacou que a pesca, além de um esporte, tornou-se parte de seu trabalho e sua vida social, fortalecendo laços de amizade.

O evento ressaltou a importância do ecossistema da pesca, que movimenta a economia e promove o lazer. O vereador Ananias Júnior destacou que o setor não se limita apenas à captura, mas abrange o mercado de equipamentos, os "pesque e pague" que atraem famílias, e profissionais como guias de pesca. A iniciativa do parlamentar celebrou não apenas um esporte, mas a comunidade e o impacto positivo que a pesca, em suas diversas modalidades na vida dos anapolinos.

A solenidade contou com a entrega do título de cidadão anapolino ao pastor Guilherme Frances de Avelar Seixas. O vereador Ananias Júnior expressou sua admiração pelo homenageado, que descreveu como "um grande amigo, um parceiro, empreendedor da cidade, trabalhador, gerador de empregos, pagador de impostos, pai de família e pastor de uma igreja maravilhosa, um pastor que ele abraça pessoas, ele salva vidas, ele salva famílias e também cuida de casais".

Em seu discurso, pastor Guilherme Seixas, que é natural de Belo Horizonte, relembrou sua trajetória. Disse que conheceu Anápolis por meio da Força Aérea Brasileira e, desde 1995, estabeleceu-se na cidade com sua família. Ao receber o título, emocionou-se e enfatizou o papel da cidade em sua vida. "Anápolis é um divisor de águas da minha vida", afirmou.  "Anápolis hoje é uma cidade pujante, Anápolis hoje é uma cidade que se destaca no cenário goiano e profissional... Eu me sinto anapolino, já há mais de 30 anos, e contribuí com o progresso dessa cidade", completou.

 

 

registrado em: ,