Câmara de Anápolis presta homenagens ao celebrar Dia Nacional do Administrador

por Marcos Vieira publicado 13/09/2021 07h47, última modificação 13/09/2021 07h47
Câmara de Anápolis presta homenagens ao celebrar Dia Nacional do Administrador

(Foto: Geraldo Fleury)

Sessão solene realizada na noite de sexta-feira (10.set), no plenário Teotônio Vilela, celebrou o Dia Nacional do Administrador, com a entrega de certificados de honra ao mérito a profissionais da área e também moções de aplauso, aprovadas em plenário, a instituições de ensino e ao Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA).

Em discurso, o vereador propositor da homenagem, Hélio Araújo (PL), formado em Administração de Empresas, disse que se sentia honrado em reconhecer o trabalho de professores de faculdade, colegas de curso e companheiros atuais de trabalho.

Ele lembrou que o mundo atravessa um momento único com a pandemia da Covid-19, quando foi demonstrado o potencial dos administradores em se adaptar a momentos difíceis.

“No exercício do meu mandato como vereador, ou mesmo como sindicalista, vi empresas fechando, algo triste, mas é importante ressaltar que surgiram negócios diferentes, adaptados aos novos tempos, frutos de profissionais que souberam pensar soluções”, disse Hélio Araújo.

O presidente do CRA, Samuel Albernaz, disse que dividia a homenagem à entidade com todos os administradores e administradoras de Goiás e futuros colegas, ainda estudantes na faculdade. Ele lembrou que a data marca 56 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

Albernaz citou Harold Koontz: “administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados”. “Ou seja, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos”.

Convidado para discursar, o professor Ieso Marques Costa, diretor do curso de Administração da Unievangélica, iniciou dando um depoimento sobre a passagem do vereador Hélio pela instituição de ensino superior, como estudante.

“Desde o início da sua formação Hélio, você demonstrou a vocação para a coletividade. Você sempre pediu para os colegas. Foi um aluno brilhante, sempre foi fiel a suas origens. E ainda teve a responsabilidade de fazer todo o curso ao lado da esposa, Janete, também uma grande administradora”, afirmou Ieso.

O professor frisou que a profissão tem função social e econômica, pois só com uma boa gestão a dona de casa leva o orçamento até o final do mês, a prefeitura realiza bons projetos ou uma empresa obtém sucesso. Ieso defendeu a administração feita por profissionais formados, tanto no setor público quanto na iniciativa privada. “Por meio de ciência e técnicas, e também respeito, é possível alcançar sucesso”, completou.

O professor Badran Awad Odeh, da Faculdade Fama, lembrou que não existe profissão que não dependa da administração. Ele também destacou o papel das instituições na formação de novas gerações de profissionais. Badran também agradeceu pela homenagem da Câmara.

Representante da UEG, o professor Murilo Sérgio Vieira Silva também falou da importância da administração no momento atual, de escassez de recursos financeiros, o que exige o uso racional e com inteligência, aplicando as técnicas adequadas aprendidas na profissão. Murilo também elogiou o vereador Hélio e colocou a instituição à disposição do Poder Legislativo.

A professora Juliana Luiza Moreira Del Fiaco falou da emoção em ver ex-alunos alcançarem papel de destaque em suas carreiras. Também professora, Eva Cordeiro ressaltou o papel do administrador e disse que do ponto de vista do poder público, faltam profissionais da área na condução dos executivos. Ela fez elogios ao vereador Hélio. “O orgulho do professor é ver o aluno se tornar melhor que ele. Hoje eu te chamo de vossa excelência. Parabéns pelo seu mandato, que tem sido um mandato correto”, ressaltou.

A data
A escolha do 9 de setembro como o Dia Nacional do Administrador é uma homenagem a assinatura da lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, responsável por regulamentar a profissão de administrador no Brasil. A data também foi instituída pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Em 2014, foi sancionada a lei 12.967, do ex-deputado federal e administrador Sandro Mabel, que incluiu o Dia do Administrador no calendário cívico-cultural do Brasil. A iniciativa para apresentação do projeto de lei foi do hoje presidente do CRA, Samuel Albernaz.

Os homenageados:

Moções de Aplauso
Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica)
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Conselho Regional de Administração (CRA)
Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama)
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Faculdade Católica de Anápolis

Certificados de Honra ao Mérito
Adriana Brunier
Alonso Pereira Ribeiro
Aparecida Lúcia de Oliveira Baptista
Carlos Eduardo Batista Lima
Carlos Pereira da Silva
Cassali Dutra Ferreira Júnior
Charlene Pereira de Jesus
Clodoaldo Batista da Silva
Débora Batista de Oliveira Costa Machado
Dermivaldo José de Moura
Eva Maria Cordeiro
Flávia Simonassi
Hélio Araújo Pereira
Ieso Marques Costa
Irineu Gomes
Janete Missae Yamamoto Araújo
Juliana Luiza Moreira Del Fiaco
Maria Helena de Oliveira Santos
Murilo Sérgio Vieira Silva
Ricardo Beze Prates
Samuel Albernaz
Sidiclei Pereira Santos
Tatiane Cardoso
Valdete Alves Ferreira

registrado em: ,