Câmara participa da entrega de reforma e ampliação de escola em Interlândia e entrega da Merenda Nota 10
A Câmara Municipal de Anápolis esteve presente, na manhã de quarta-feira (23.jul), na entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, localizada no distrito de Interlândia. Na mesma ocasião, foi lançado oficialmente o programa "Merenda Nota 10", uma iniciativa que visa aprimorar a alimentação escolar na rede municipal de ensino.
A representação do Poder Legislativo contou com a presença da presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante), e dos vereadores Jean Carlos (PL), Reamilton do Autismo (Podemos), Seliane da SOS (MDB), Ananias Júnior (AGIR), Elias do Nana (PSD) e Frederico Godoy (Agir). O evento também reuniu o deputado estadual Amilton Filho (MDB), o subprefeito de Interlândia, Oriosvaldo Pires da Silva, secretários municipais e familiares de Inácio Sardinha.
A Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, fundada em 1978, atende atualmente 580 alunos. A unidade educacional passou por uma transformação, que incluiu a construção de uma área administrativa moderna e funcional, buscando garantir conforto e acessibilidade no ambiente escolar.
Durante a cerimônia, a presidente da Câmara, Andreia Rezende, destacou a importância da iniciativa: "A Merenda Nota 10 é uma super expectativa. Estamos muito felizes com o lançamento desse importante projeto do Executivo". A presidente ressaltou os investimentos nas cozinhas das mais de 100 escolas do município, que estão sendo reformadas e equipadas com novos utensílios, além da valorização das merendeiras e a contratação de mais funcionários. "Agora haverá um regime de colação, os alunos vão ganhar um lanche quando chegam, e terá um buffet de almoço onde eles podem se servir com dignidade", afirmou Andreia Rezende. Ela enfatizou o impacto do programa, especialmente em regiões rurais, onde a alimentação escolar muitas vezes é a principal refeição para crianças em situação de vulnerabilidade. "A questão da merenda é uma questão de saúde pública, onde saúde e educação conversam entre si para ofertar política pública de qualidade", concluiu.
O vereador Jean Carlos também comentou sobre as melhorias. "Mais uma unidade concluída aqui a obra, reforma e ampliação da Escola Municipal Inácio Sardinha Lisboa, escola referência para a região, distrito de Interlândia e tantos alunos da zona rural, certamente faz a diferença para a população deste local", disse o parlamentar. Sobre o programa de alimentação, ele ressaltou: "O Merenda Nota 10 é uma inovação do governo do prefeito Márcio Corrêa que certamente vai dar maior qualidade na alimentação, de forma balanceada, observada pelos nutricionistas". Ele ainda pontuou que o programa incluirá dejejum, merenda e almoço, beneficiando toda a comunidade escolar.
O prefeito Márcio Corrêa reiterou o compromisso da gestão em oferecer condições dignas de ensino. "Uma estrutura que estava tão comprometida e a gente, apesar das dificuldades, consegue entregar essa estrutura com condições dignas para os alunos estudarem", afirmou. Ele também enfatizou a importância da alimentação na aprendizagem: "Sempre disse que aluno não aprende com fome e hoje, a partir do primeiro dia de aula do mês de agosto, teremos uma merenda atendendo todas as exigências do PNAE, que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar". O prefeito explicou que as unidades de Cmei Integral proporcionarão até quatro refeições diárias, incluindo o jantar antes de as crianças irem para casa, reconhecendo que, para muitos, essa é a única refeição substancial. O programa contará com 20 nutricionistas para garantir dietas adequadas, incluindo para crianças com restrições alimentares ou necessidades especiais.
A secretária municipal de Educação, Adriana Vilela, apresentou um balanço das ações da pasta. "Nesse mês nós conseguimos entregar cinco unidades escolares, todas reformadas e ampliadas, outras construídas totalmente", informou. Ela destacou a ampliação do número de vagas na educação infantil com salas modulares em mais cinco Cmeis, gerando 500 novas vagas. "Até o início de agosto, vamos ampliar em quase 2 mil vagas a educação infantil", disse a secretária, reforçando o esforço para aumentar a disponibilidade de vagas e melhorar a qualidade do ensino, incluindo transporte escolar e material pedagógico.