Câmara de Anápolis, parceira do programa ‘Saúde Agora’, participa da 3ª edição – foram realizados 689 atendimentos na manhã de sábado, 19

por Orisvaldo Pires publicado 19/07/2025 12h35, última modificação 21/07/2025 11h26

O vice-presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador José Fernandes (MDB), representou o Poder Legislativo na 3ª edição do programa ‘Saúde Agora’, realizado em parceria com a Prefeitura, na manhã de sábado (19.jul). Na oportunidade foram executados 689 atendimentos, entre exames, consultas, encaminhamentos para cirurgias e aplicação de vacinas.

José Fernandes explicou que o aumento do número de atendimentos a cada edição do programa atesta o sucesso da atividade e a confiança que a população passou a ter no sistema de saúde pública efetuado pela atual gestão. Médico ortopedista, José Fernandes é um dos médicos voluntários do programa. Atendeu a reportagem enquanto consultava dona Laureana, 76 anos, aposentada, que há tempos buscava consulta e exame.

Dona Laureana comentou que foi “muito bem atendida” e que aguardava a assistência há alguns meses. “Fui ao hospital, me encaminharam para cá, onde fui atendida rapidamente”. Além da consulta ela realizou um Raio ‘X’. José Fernandes ainda destacou a participação da Câmara de Anápolis como parceira do ‘Saúde Agora’. “Hoje estou aqui como médico, mas temos vários vereadores que participam de forma direta e indireta do programa”, disse. 

REGULAÇÃO
O vice-prefeito Walter Vosgrau (MDB), que também é voluntário para atender por meio do programa, evidenciou o aumento da procura, em comparação às duas primeiras edições. E destacou as novidades entre as especialidades disponibilizadas aos pacientes, como a cardiopediatria, que prevê procedimentos em crianças que ainda estão no útero da mãe. E tudo encaminhado via SUS.

Segundo ele, o programa realizado aos sábados tem a finalidade de observar a lista de espera na regulação, para apurar quantas pessoas realmente ainda esperam por procedimentos. Lembrou que ainda são consideráveis as filas para cirurgias de catarata e de psiquiatria. Os recursos do Município, disse, serão direcionados para ajudar as situações mais difíceis de serem resolvidas. 

CARDIOPEDIATRIA
Na área da cardiopediatria, a médica Mirna de Sousa atuou efetivamente na 3ª edição do ‘Saúde Agora’. Ao elogiar a iniciativa da Prefeitura de Anápolis, lembrou da importância da atenção básica como base para a sobrevivência das crianças. “A Cardiopatia Congênita é expressão que engloba várias doenças do coração, que acontecem no início da formação no útero da mãe”, explicou.

Esta condição, disse Mirna de Sousa, retrata a importância que precisa ser dada à gestante. Quando a cardiopatia é identificada ainda na barrida, há tempo hábil para encaminhar a mãe e o bebê para que tenha um nascimento em local e de equipa de cardiologia pediátrica adequados. A médica informou que 90% dos bebes que nascem com cardiopatia congênita vêm de uma gestão considerada “normal”.

A cada 100 bebês que nascem vivos, pelo menos 1 tem a condição de cardiopatia congênita. Ou seja, no Brasil, aproximadamente 30 mil bebês nascem com esta condição, e a maioria, disse a médica, não têm assistência necessária no momento certo. Sem tratamento adequado pode ocorrer morte prematura, ainda na infância, logo após o nascimento. 

ATENDIMENTOS

ECG crianças - 33

ECG gestantes - 21

Ultrassom Dr. Samir - 24

Ultrassom Voucher - 38

Consulta Cardiopediatra- 59

Cirurgião vascular - 1

Ginecologista - 10

Ortopedia    - 54

Ortopedia Cortesia - 19

CadSus - 102

Regulação     - 199

Cirurgias - 5

Influenza aplicada- 38

Vigilância T. rápidos - 55

total Parcial - 658

 Exames a serem realizados

ECG crianças - 12

ECG gestantes - 19

 Total geral - 689

 (Foto – Leandro Lage)

registrado em: