Câmara de Anápolis homenageia engenheiros civis com Certificado Dido Gonzaga Jaime
A Câmara Municipal de Anápolis realizou na noite desta terça-feira (18.nov) uma sessão solene em homenagem aos engenheiros civis do município. A iniciativa, proposta pelo vereador Jean Carlos (PL), marcou o Dia do Engenheiro Civil com a entrega do Certificado Dido Gonzaga Jaime, que reconhece o papel fundamental desses profissionais no desenvolvimento da cidade.
O vereador Jean Carlos, autor da homenagem, destacou o peso da categoria no cenário local e seu impacto na estrutura urbana. Segundo ele, "a Câmara Municipal tem buscado prestigiar e homenagear diversos segmentos, diversas categorias de profissionais na cidade de Anápolis, e não diferente com o engenheiro civil". O proponente sublinhou que os engenheiros têm "um papel decisivo no crescimento econômico da cidade" e fazem parte de "uma cadeia produtiva muito forte".
A honraria concedida leva o nome do engenheiro Dido Gonzaga Jaime, um dos pioneiros e primeiros servidores públicos municipais da área. Jean Carlos explicou a escolha detalhando o legado do engenheiro e lembrou que ele "teve obras marcantes, como por exemplo o antigo Centro Administrativo e o Museu Histórico.
A presidente da Câmara Municipal, Andreia Rezende (Avante), enfatizou o vínculo direto entre a engenharia e o avanço municipal. Para ela, quando se fala da engenharia civil, "a gente fala do progresso, do desenvolvimento da nossa cidade e nada mais justo do que homenagear esses profissionais que escrevem a história da nossa cidade junto às nossas construções". Ela parabenizou a iniciativa e reforçou o potencial de crescimento: "Com certeza, cada vez vamos avançar mais no desenvolvimento econômico ao lado deles".
O deputado estadual Coronel Adaílton (Solidariedade) também compareceu à solenidade e ressaltou a importância do ato de construir. "As profissões todas são de grande relevância, mas o engenheiro civil, quando a gente fala de construção e a palavra construir é muito importante", afirmou. O deputado complementou a ideia de responsabilidade técnica: "Eles são os responsáveis técnicos pelas construções, dando inclusive garantias que essa construção foi bem feita e que tem a responsabilidade de um profissional gabaritado, competente da engenharia".
A satisfação foi compartilhada por um dos colegas de profissão na casa legislativa. O vereador Wederson Lopes (União), que também é engenheiro civil, expressou sua emoção ao homenagear seus pares: "Sem dúvida, é uma alegria, é uma satisfação e um sentimento diferente, estar homenageando meus colegas engenheiros, pessoas que fazem parte da mesma formação, da mesma profissão que é tão importante, que é uma profissão que realiza sonhos". Ele ainda pontuou o papel econômico da categoria, afirmando que ela "é a primeira profissão quando existe uma crise financeira que comanda a retomada econômica de um país, de uma cidade, de uma nação".
Representando a classe, o engenheiro e secretário municipal de Obras Thiago de Sá Lima manifestou o orgulho pela homenagem, dizendo que a profissão "o mundo não vive sem" e que as pessoas "em tudo praticamente que se aproximam, tocam, utilizam infraestrutura, suas casas, dependem também dos engenheiros civis".
Complementando a visão acadêmica, o coordenador do curso de Engenharia Civil da UniEvangélica, Joaquim Parada, celebrou o reconhecimento como um "ator econômico da região", essencial para "trazer a viabilidade econômica para o poder público também".
Rodrigo Jaime, filho do homenageado que dá nome ao certificado, expressou a honra de representar a família e reconheceu o esforço de todos os formados na área e destacou o reconhecimento pela complexidade da área. "Eu cursei Engenharia por dois anos, eu sei que não é fácil terminar essa faculdade. Cálculo, resistência de materiais, é realmente um curso muito pesado e complexo".
Veja a lista completa de homenageados abaixo:
-
Brenda Ferreira Fleury Campos
-
Bruna Lacerda de Morais
-
Thiago de Sá Lima
-
Wilder Pedro de Morais
-
Danielle Lage Soarres Azevedo
-
Danielle Shizue Hatsugai Ribeiro
-
Dyece Hellen dos Santos Paulo
-
Éden Albert Baião Vigilato
-
Edgar Braz de Oliveira
-
Emanuela Curado Pfrimer
-
Fabricio Montes Ribeiro Soares
-
Gabriela Freire Diogo de Oliveira
-
Henrique Carvalho Zini
-
Henrique Miranda da Silva
-
Jessika Leite
-
Joaquim Orlando Parada
-
Jordan Ribeiro Guimarães
-
Levi Borges Soares Junior
-
Luiz Felipe de Souza Pina
-
Marcelo Samuel Alves da Cruz
-
Márcio Gabriel Moreira
-
Pablo Ferreira Dias
-
Pedro Henrique Borges Costa
-
Rawlynsson Silva Ottoni
-
Rayckaff Pedro do Nascimento
-
Renato Leite Martins da Silva
-
Rodolfo Rodrigues de Sousa Borges
-
Romy Braulio Guedes Junior
-
Rossini Farnezi
-
Vinícius César Gomes
-
Vinicius Miguel Sardinha da Rocha