Câmara de Anápolis é reconhecida por se integrar ao Sistema Colare Pessoal do Tribunal de Contas dos Municípios/TCM-GO

por Orisvaldo Pires (com Assessoria) — publicado 24/05/2021 10h40, última modificação 25/05/2021 14h52
Câmara de Anápolis é reconhecida por se integrar ao Sistema Colare Pessoal do Tribunal de Contas dos Municípios/TCM-GO

Câmara de Anápolis é reconhecida por se integrar ao Sistema Colare Pessoal do Tribunal de Contas dos Municípios/TCM-GO

A atual gestão da Câmara de Anápolis recebeu menção de reconhecimento por parte do Colare Pessoal, plataforma de envio de dados ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). O município de Anápolis é um dos primeiros em que o Poder Legislativo compartilha diretamente com os órgãos de fiscalização todos os dados de seus servidores. Tudo totalmente on line, com celeridade e economia para a Câmara.

O Colare Pessoal foi implantado no ano de 2020, e veio com muitas inovações, trazendo maior segurança para os gestores.  O sistema possibilita a modernização da Administração Pública, uma vez que todas as informações dos servidores públicos passam a ser digitalizadas, acarretando assim uma economia de papel e espaço físico. Outro benefício relevante é a prevenção de irregularidades, ao passo que é feita uma reanálise das informações da Folha de Pagamento e dos dados funcionais dos servidores antes mesmo de ser enviado ao Tribunal.

O Colare Pessoal é dividido em Layouts. O principal Layout é o “Legislação”, o qual possui todas as informações de cargo, verbas e dentre outros dados, por esse layout foi enviado toda a legislação pertinente à organização administrativa da Câmara Municipal de Anápolis. No ano de 2020, o departamento de Recursos Humanos foi adaptado para atender aos critérios da plataforma, houve a aquisição de impressoras e o treinamento dos servidores.

A partir desse Layout foram enviados os demais como o cadastro, admissão e a vida funcional dos servidores. No inicio de maio de 2021, conseguirmos alcançar o nosso maior objetivo, enviamos o Layout Folha de Pagamento, esse foi o mais trabalhoso, pois exigiu o esforço contínuo da gestora de Recursos Humanos Isabel Ferreira Sousa Santos, os servidores do departamento e a equipe de suporte Centi.

O presidente da Câmara, vereador Leandro Ribeiro (PP) explicou que este reconhecimento ocorre como resultado dos esforços da atual gestão “em trabalhar com transparência e modernização”. Segundo ele, quando assumiu a presidência do Legislativo a transparência dos atos foi um dos principais pilares de administração. “Parabenizo a todos os servidores envolvidos para a concretização deste processo. Eles trabalham incansavelmente para que o nosso Legislativo seja mais moderno, transparente e mais próximo do cidadão”, concluiu.

registrado em: