Câmara de Anápolis é parceira da 18ª edição do Salão de Negócios de Arte e Artesanato de Anápolis (Sanarte)
Câmara de Anápolis é parceira da 18ª edição do Salão de Negócios de Arte e Artesanato de Anápolis (Sanarte)
A presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante), empenhou esforços para colaborar com a estruturação da 18ª edição do Salão de Negócios de Arte e Artesanato de Anápolis (Sanarte). As atividades começam nesta quarta-feira (19.mar) e se estendem até sexta-feira (21.mar), no hall do antigo Centro Administrativo, na Praça Deputado Abílio Wolney.
Além da Câmara de Anápolis, o evento, que comemora o Dia Mundial do Artesão, conta com o apoio do Sebrae-GO, da Prefeitura Municipal de Anápolis por meio da Diretoria de Cultura, da Associação Cultural, Artesanal e Social de Anápolis (ACASA), da ACIA Mulher e do SINCOVAN, entre outros parceiros. Funciona das 9h às 19h e a entrada é gratuita.
Andreia Rezende, ao participar da abertura do Senarte, nesta quarta-feira (19.mar), comentou sobre a relevância dos artesãos para a cultura, a arte e a economia. “Nosso mandato valoriza a cultura local e nossos artistas. É nosso o projeto que insere o Senarte no Calendário Oficial do Município”, ressalta a presidente do Legislativo. Andreia foi recepcionada pela organizadora do salão, Sirley Oliveira, e pelos artesãos.
Sirley Oliveira disse à reportagem da Câmara Municipal que a presidente Andreia Rezende é considera a madrinha dos artesãos de Anápolis. “A Andreia colabora desde sempre, como parceira, sempre prestigiou os artesãos, visita as feiras, tem uma ampla colaboração”, disse a promotora da feira.
Também agradeceu a presidente da Câmara por ter solicitado a inserção dos artesãos no Conselho Municipal de Cultura e da inclusão do Senarte no Calendário Oficial do Município. Sirley informou que o salão conta com 35 estandes, dos quais 30 ocupados por artesãos e os demais por expositores da gastronomia e patrocinadores parceiros.
REFERÊNCIA
O 18º Senarte, lembra Andreia Rezende, é a oportunidade que a população tem de conhecer mais sobre a produção dos artesãos anapolinos e, também, de investir na arte local. A Feira dos Artesãos, complementa Andreia, é uma referência, uma oportunidade que reúne produtos que são fruto da capacidade dos artistas anapolinos.
O apoio da Câmara Municipal de Anápolis e, em particular, da presidente Andreia Rezende, ao projeto, é evidenciado pelos próprios expositores do salão. É o caso de dona Maria Batista Pereira Vieira, artesã que participa da feira. “Quero agradecer à vereadora Andreia Rezende, que muito colaborou para a organização deste evento, e a todos os vereadores”, disse Maria Batista.
O Sanarte reune 30 estandes dedicados à comercialização de peças artesanais, manualidades e gastronomia, proporcionando aos visitantes uma imersão na diversidade cultural e artística de Anápolis.
Na abertura oficial, na manhã desta quarta-feira (19.mar), aconteceram apresentações da Banda Lira de Prata de Sant'Ana: sob a regência do maestro Dyellyngton dos Santos, com repertório que mescla tradição e contemporaneidade. Também o Pé Rachado "Teatro": interpretado por Ale Carneiro.
Espaços como a Casa do Artesanato, localizada na Praça Bom Jesus, funcionam como ponto de encontro e exposição para artesãos locais. Entre suas finalidades, busca fortalecer a identidade cultural e promover o desenvolvimento econômico. Anápolis é reconhecida por sua produção artesanal diversificada, com artistas premiados internacionalmente.
ESTATÍSTICAS
No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas se dedicam ao artesanato, sendo 87% mulheres que, muitas vezes, aprendem o ofício de forma tradicional, passada de geração em geração. Este setor movimenta aproximadamente R$ 28 bilhões anualmente, representando 2,8% do PIB nacional, índice comparável ao da indústria automobilística. O artesanato brasileiro é valorizado internacionalmente, com produtos presentes em lojas de design na Itália, França e Portugal, evidenciando a criatividade e a riqueza cultural do país.
(Foto – Arthur Moura)