Câmara de Anápolis é iluminada em azul em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

por Marcos Vieira publicado 14/11/2023 09h51, última modificação 14/11/2023 09h51

O presidente Domingos Paula (PV) atendeu a um pedido da Associação em Defesa dos Diabéticos de Anápolis (Adda) e determinou que a fachada da Câmara de Anápolis fosse iluminada com a cor azul, com o objetivo de destacar o Novembro Azul, campanha de alerta para prevenção de riscos da doença.

Nesta terça-feira, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, data de aniversário de Sir Frederick Banting, codescobridor da insulina, juntamente com Charles Best. Segundo a presidente da Adda, Larissa Roberta Soares da Silva, o tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”.

Larissa reforça a importância de se falar sobre o assunto: “A prevalência global sobre diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta, um aumento nos fatores de risco associados, bem como o sobrepeso ou a obesidade”.

No Brasil existem cerca de 16 milhões de pessoas que precisam ser cuidadas. No mundo são 537 milhões de adultos vivendo com diabetes. “Esse aumento global contínuo na sua prevalência e confirmando o diabetes como um desafio significativo para a saúde e bem-estar dos indivíduos, famílias e sociedades”, diz a presidente da Adda.

“A iluminação é de grande importância para demonstrarmos nossa preocupação com o acesso ao cuidado das medidas preventivas”, finaliza Larissa Roberta.

Novembro Azul também é uma campanha que alerta os homens para a necessidade de exames que podem diagnosticar de maneira precoce o câncer de próstata.

registrado em: