Câmara de Anápolis confirma previsão de realizar concurso público ainda no ano de 2022

por Orisvaldo Pires publicado 07/07/2022 16h21, última modificação 07/07/2022 16h21
Câmara de Anápolis confirma previsão de realizar concurso público ainda no ano de 2022

Câmara de Anápolis confirma previsão de realizar concurso público ainda no ano de 2022

A Câmara Municipal de Anápolis vai realizar concurso público ainda no ano de 2022. A informação é do presidente do Legislativo, vereador Leandro Ribeiro (PP). Segundo ele há vacâncias em alguns departamentos da Câmara e o levantamento sobre as carências já está em curso. Disse também que o processo foi levado ao conhecimento do Ministério Público e que, inicialmente, a expectativa é que a oferta inicial seja de vinte vagas.

Em toda a sua história a Câmara de Anápolis realizou apenas dois concursos públicos. Um em setembro de 2012, aplicado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG), ofereceu 51 vagas, e o outro em outubro 2017, aplicado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), inicialmente para 11 vagas.

No concurso de 2017 se inscreveram 8.993 pessoas e 3.525 inscrições foram homologadas. A vigência deste processo, prorrogada na atual gestão da Câmara, expirou em fevereiro de 2022. Ao todo foram chamados 19 aprovados, que se habilitaram e atualmente prestam serviços ao Poder Legislativo como efetivos. Agora a avaliação é que novo concurso deve ser realizado para suprir vacâncias em diversos departamentos.

Leandro Ribeiro explicou que é necessária a otimização das ações da administração pública, especialmente no legislativo, além de atender o equilíbrio entre funções efetivas e comissionadas. O presidente lembrou que, no início de 2021, foi aprovada lei que acrescentou artigos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Casa, para promover a equiparação salarial com as demais funções de livre nomeação e estabelecer a qualificação técnica exigida para a investidura dos cargos.

O setor administrativo da Câmara realiza levantamento técnico para conhecer as necessidades de cada departamento, para que seja definida a quantidade e as especificações das vagas a serem preenchidas pelo novo concurso público. Leandro Ribeiro ressaltou que a seleção deve ocorrer após o período eleitoral e que o próximo presidente para o período 2023-2024, Domingos Paula, deve dar sequência ao processo.

Em breve deve ser divulgado Edital para a contratação da instituição que vai aplicar o concurso público da Câmara de Anápolis. Há várias que preenchem os requisitos necessários para conduzir o processo com a expertise e qualificação exigidos, como por exemplo a própria Universidade Federal de Goiás (que realizou o concurso de 2017), Universidade Estadual de Goiás e Universidade Evangélica de Anápolis, entre outras. Além da necessidade, a seleção propicia a qualificação do atendimento à comunidade e obedece ao princípio do acesso de profissionais ao serviço público por meio de concurso.

registrado em: