Câmara de Anápolis comemora Dia do Policial Federal em sessão solene

por Marcos Vieira publicado 17/11/2021 09h40, última modificação 17/11/2021 10h38
Câmara de Anápolis comemora Dia do Policial Federal em sessão solene

(Foto: Geraldo Fleury)

A Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene, nesta terça-feira (16.nov), para comemorar o Dia do Policial Federal. O evento realizado na sede do Poder Legislativo foi proposto pelo vereador Policial Federal Suender (PSL) e teve a entrega de moções de aplauso para representantes da força de segurança.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Jean Carlos (DEM), com as presenças de Cabo Fred Caixeta (Avante) e Reamilton Espíndola (Republicanos).

O Dia do Policial Federal foi instituído pelo Decreto nº 5.729/2004. A Polícia Federal, ligada ao Ministério da Justiça, investiga questões ligadas à imigração, tráfico de drogas e armas, e contrabando. A PF também combate crimes contra a União, como lavagem de dinheiro e fraudes contra o governo, e inspeciona cargas nas alfândegas.

A sessão solene reuniu nomes que representam os policiais federais à frente de associações e sindicatos. Também esteve presente o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, que é delegado da PF.

Em seu discurso, o vereador Suender ressaltou que há 25 anos faz parte dos quadros da Polícia Federal, o que lhe orgulha muito, por se tratar de uma das instituições em que o brasileiro mais confia. “E foram os servidores da corporação que construíram esse conceito junto à sociedade”, comentou.

“Em nome de um dos poderes constituídos, o Legislativo, não poderia deixar de homenagear meus colegas. Não sou político, sou policial federal com uma missão. E missão dada é missão cumprida”, afirmou o vereador do PSL, citando ainda estrofe do hino da PF: “somos fortes na linha avançada”.

O secretário Rodney Miranda, filho de um agente da Polícia Federal, também falou do orgulho de pertencer à corporação. Ele reafirmou a missão que desempenha na SSP, de reduzir a criminalidade em Goiás, e disse que isso só tem sido possível graças à integração de todas as forças policiais.

Rodney parabenizou a Câmara e o vereador Suender por celebrar o Dia do Policial Federal e citou que com um efetivo de 20 mil integrantes, a PF atua em todo o país. “Isso só é possível porque é feito um trabalho de excelência”, completou.

“Estamos aqui para manter a ordem e, principalmente, para que o cidadão tenha o direito de ir e vir; tenha liberdade para trabalhar, estudar e criar seus filhos, proteger nossos idosos – tudo isso sem ser molestado por essa pequena parcela que insiste em cometer crimes. Vou continuar me esforçando para ser o merecedor dessa homenagem”, concluiu o titular da SSP.

O delegado Antônio José dos Santos, chefe substituto da PF em Anápolis, representou na sessão solene o titular, delegado Paulo Teles de Castro Domingues, e a superintendente em Goiás, Cassandra Ferreira Alves Parazi. Com 25 anos na corporação, 23 em Anápolis e por três vezes delegado chefe, Santos disse que era a primeira vez que o Poder Legislativo municipal realizava uma homenagem específica para os policiais federais.

Também discursaram na sessão solene o diretor em Goiás da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Isleamer Abdel Kader dos Santos; e o policial federal Murilo Roberto Batalha Macedo, representante da Associação dos Servidores da Polícia Federal em Goiás (Ansef-GO).

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), maior entidade representativa da categoria no Brasil, com 14 mil filiados, entregou uma placa de agradecimento ao vereador Policial Federal Suender. Em discurso, o presidente da entidade, Luís Antônio Boudens, falou do desempenho de cada integrante da corporação para que a PF tenha alta credibilidade junto à sociedade.

Ao se referir ao vereador anapolino, Boudens o classificou como “guerreiro”. “Viemos aqui por você, por nós, pela Câmara e pelo povo. Agradecemos [a homenagem] e retribuímos com um bom trabalho. Siga esse caminho e que seus pares te ajudem nessa missão”, afirmou o presidente da Fenapef.

A policial federal Pollyana Gracielly Rodrigues Salomão também discursou, ressaltando a presença feminina na PF. “Ser policial é sair de casa sem ter a certeza de retorno ao lar. Sabemos do perigo, mas temos orgulho. Parabéns por essa iniciativa e agradeço essa oportunidade e honra de representar os colegas”, destacou.

Escolhido para falar em nome dos homenageados, o policial federal Flávio Werneck Meneguelli, presidente da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (Anepf), também ressaltou a importância da categoria e agradeceu a homenagem.

Os homenageados:

Antônio José dos Santos

Cassandra Ferreira Alves Perazi

Flávio Werneck Meneguelli

Francisco José da Silva Júnior

Hélio Moreira Gomes

Isleamer Abdel Kader dos Santos

José Inácio Benassuly Moreira Júnior

Luís Antônio Boudens

Maria Estela de Souza

Maria Olímpia Venâncio

Murilo Roberto Batalha Macedo

Paulo de Assis Montalvão (in memoriam)

Paulo Teles de Castro Domingues

Pollyanna Gracielly Rodrigues Salomão

Reder Montes dos Santos

Rodney Rocha Miranda

Clique aqui para ver fotos da sessão solene