Câmara de Anápolis abre diálogo com setor da construção para revisão do Plano Diretor

por Wellington Borges — publicado 14/11/2025 12h04, última modificação 14/11/2025 12h04
Câmara de Anápolis abre diálogo com setor da construção para revisão do Plano Diretor

Presidente recebeu representantes em diálogo sobre o Plano (Foto: Allyne Laís)

A presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Andreia Rezende, está promovendo um diálogo ativo com diversos setores da sociedade para a revisão do Plano Diretor da cidade. A casa já conta com uma Comissão Especial para discutir as mudanças no documento, que deve ser atualizado a cada dez anos.

Como parte dessa iniciativa, ela recebeu representantes do setor da construção civil em Anápolis nesta quinta-feira (13.nov), com a participação de representantes do mercado imobiliário e da construção civil, incluindo a Lírios Incorporadora, do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (Sinduscon) e da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia).

Para Andreia Rezende, a atualização da legislação é “um dos maiores desafios dessa legislatura, que a gente tem encarado com muita responsabilidade e respeito às instituições". “Estamos realizando diversas reuniões para ampliar o diálogo e a transparência e ouvir as necessidades da sociedade para que a Câmara possa contribuir com um diagnóstico claro e preciso”.

O encontro foi elogiado por Luiz Antônio Rosa, presidente do Sinduscon e vice-presidente da ACIA. Segundo ele, esta é a primeira vez que as entidades de classe têm um diálogo tão forte com a presidência da Câmara. A dinâmica atual, conduzida por Andreia Rezende, é vista como um grande avanço, pois o debate está ouvindo toda a sociedade.

“Estamos vendo a grande possibilidade de ter uma cidade pujante para 2026, que já vai ser votado o Plano, mas principalmente para os próximos 10 anos. A gente está tendo gosto e esperança na cidade de Anápolis. Então, já deu certo, na verdade. Daqui 10 anos nós vamos estar lembrando desse momento agora, o tanto que foi importante a gente fazer esse trabalho", considerou.

Para Roberta Moreira, sócia da Lírios Incorporadora, esse diálogo é fundamental, pois permite que a discussão contemple todos os players e partes envolvidas – população, órgãos ambientais, mercado imobiliário e Poder Público – para se construir uma cidade melhor.

“Queremos uma Anápolis que receba e que as pessoas cheguem e não queiram mais ir embora, né? E que nós possamos ter uma maior qualidade de vida aqui, cada vez melhor, olhando também para aspectos como mobilidade urbana e, e outras tantas frentes", apontou.

Já Ananda Evelyn, arquiteta da Lírios Incorporadora, ressaltou a extrema importância da discussão, considerando que o Plano Diretor atual tem mais de 10 anos e não acompanha todo o potencial da cidade.

“Fico muito feliz em saber que o poder público está com esse olhar mesmo, de desenvolver a cidade, desenvolver nossa paisagem urbana e assim, valorizar aquilo que a gente já tem de bom e melhorar ainda mais as partes mais frágeis que agora a gente tem uma oportunidade de melhorar com essa revisão do Plano Diretor”, opinou.

registrado em: