Câmara confere Moção de Aplausos em referência ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

por Geovana de Bortole publicado 04/05/2023 14h40, última modificação 04/05/2023 14h46
Câmara confere Moção de Aplausos em referência ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: Lucas Guedes

Em solenidade realizada na noite de quarta-feira (3.mai), a Câmara entregou Moção de Aplausos para pessoas que estão a frente dos cuidados de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em referência ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, celebrado em 18 de maio.

A iniciativa, proposta pela vereadora Seliane da SOS (MDB) tem como objetivo trazer visibilidade ao tema. “A campanha nacional ocorre durante todo mês para conscientizar à população sobre a importância de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. A cor laranja é escolhida para representar a campanha porque simboliza a alegria. Temos que preservar o futuro de nossas crianças”, disse a vereadora.

A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, Jakson Charles (PSB). O vereador ressaltou que as políticas públicas são superficiais, e reforçou que é necessário trabalhar com a prevenção.

A vereadora Cleide Hilário (Republicanos), o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) participaram da solenidade e destacaram a importância de trazer o debate para o Legislativo Municipal.

A advogada Danielle Nava, da Associação Artemis, disse que trazer o debate para o poder público é muito relevante. “Quando falamos, protegemos ainda mais nossas crianças, pois elas sentem mais segurança para denunciar. O silêncio só protege o abusador”, declarou. A Associação Artemis criou o projeto Almofada Legal, que tem o objetivo de alertar crianças, pais e a comunidade escolar para identificar abusos físicos, sexuais e psicológicos.

A delegada titular da Delegacia da Infância e Juventude, Kênia Segantine, lembrou que atualmente a internet se tornou um meio de abuso sexual. “O abusar pode estar dentro da nossa casa, de forma presencial ou virtual”, afirmou.

O presidente do Instituto Family, Samuel Rolindo Gomes disse que o combate é diário, e o instituto luta pelo combate fazendo prevenções nas escolas. Tentamos identificar as vítimas. A cada três crianças, uma é vítima de abuso sexual. Precisamos dar visibilidade a essas crianças, que precisam ser vistas e cuidadas”, concluiu.

Veja a Lista de homenageados: 

Cláudia Cristine Correia de Andrade

Cleide Maria Rolindo

Cleide Nascimento Melo Mota

Cristiane Maira NolêtoPontes

Daniele Pereira e Silva

Danielle Ferreira Silva

Danielle Pereira Nava

Dr. Carlos José Limongi Sterse

Dra Kênia Segantine

Dra Maysa Morgana Chaves

Edirene Borgesde Moraes

Eerizânia Eneas de Freitas

Erci Maria de Oliveira Lopes

Eryka Cristine Pereira Ribeiro

Glaúcia Cristiane Correa de Andrade Carvalho

Ingryd Santos da Silva

 Iuri Carvalho Lima Galvão

José Carlos Santos Araújo Júnior

Juliano Porto

Jusceliane Vieira de Oliveira Teles

Leandro Crosara

Silva Luciana Bernardes da Cunha Rua

Márcia Jacinta

Marinete Carvalho Ramos

Marta Valériade Jesus Alves

Mônica Cristina de Moura

Marta Maria Martins

Rafaella Gabrielle Amaro Rodrigues

Samuel Rolindo Gomes

Sandra Mara Prudente Mamede

Sebastiana Donizete Silma Venâncio  de Sousa

Sueli Alexandre Ribeiro

Valdeir Leite dos Santos

 

 

registrado em: ,