Câmara confere Moção de Aplauso pela passagem do Dia Internacional do Administrador

por Orisvaldo Pires publicado 18/09/2023 11h27, última modificação 18/09/2023 11h27
Câmara confere Moção de Aplauso pela passagem do Dia Internacional do Administrador

Câmara confere Moção de Aplauso pela passagem do Dia Internacional do Administrador

Um grupo de 31 profissionais da Administração foi homenageado com Moção de Aplauso, na noite desta sexta-feira (15.set), durante sessão solene realizada no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de Anápolis.

A iniciativa é do vereador Hélio Araújo (PL), que além de líder sindicalista, é formado em Administração. Foram homenageados profissionais e entidades que se destacam na defesa da categoria, especialmente o Conselho Regional de Administração do Estado de Goiás.

No início da sessão foram veiculados dois vídeos, que em seu conteúdo trouxeram as atribuições dos administradores e sua relevância para todos os segmentos da sociedade. Os presentes também cantaram parabéns, para celebrar o Dia Internacional do Administrador, comemorada anualmente em 9 de setembro.

Hélio Araújo destacou a importância dos administradores que, segundo ele, são responsáveis pela regularização da gestão de empresas e de pessoas físicas. O vereador reconheceu ainda o trabalho das entidades.

A cerimônia teve a presença da vereadora Andreia Rezende (SD) e de vários dirigentes de entidades que representam os administradores, como o presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás, Samuel Albernaz.

Histórico
O Administrador é o profissional capaz de sistematizar práticas para gerir uma instituição. Ele é responsável por planejar estratégias, acompanhar o desempenho das atividades, gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição. É função do profissional ainda desenvolver estratégias de mercado em nível de concorrência.

A profissão pode ser exercida em diferentes formas de atuação como, por exemplo, profissional liberal, perito judicial e assessor ou consultor. Na prática é um profissional apto para resolver questões logísticas, de marketing e de sistemas de informação, além de abordagens em grupo que exige um apurado senso de liderança."

No Brasil a atividade de um profissional da Administração é regulamentada pela Lei N° 4.769 de 1965 que exige a prerrogativa de bacharel e o registro junto ao conselho. Graças a Lei que foi sancionada em 09 de setembro, todos os anos se comemora nesta data o dia do Administrador, segundo a resolução CFA n° 65/68 de 09 de dezembro de 1968.

Além da graduação em Administração de Empresas é possível se tornar bacharel em Administração ou Administração Pública, existem ainda cursos de especialização como os MBA em Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Pública e outros.

(Foto – Guto / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: