Câmara concede Utilidade Pública aos institutos Ambiental José Luiz Castañeda Cagigas e Socioambiental Arandu

por Orisvaldo Pires publicado 01/09/2025 22h25, última modificação 02/09/2025 13h02
Câmara concede Utilidade Pública aos institutos Ambiental José Luiz Castañeda Cagigas e Socioambiental Arandu

Câmara concede Utilidade Pública aos institutos Ambiental José Luiz Castañeda Cagigas e Socioambiental Arandu

A Câmara Municipal de Anápolis conferiu título de Utilidade Pública ao Instituto Ambiental José Luiz Castañeda Cagigas e ao Instituto Socioambiental Arandu, em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (1º.set), por iniciativa do vereador Rimet Jules (PT).

Os institutos atuam em defesa do meio ambiente, da sustentabilidade e do bem-estar social, com o compromisso da preservação da natureza e a construção de uma sociedade mais justa e consciente. Ao todo, 66 colaboradores dos dois institutos receberam certificado de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente.

A solenidade teve as presenças dos presidentes dos institutos, Gustavo Dias de Carvalho (Cagigas) e Derick Carniello Rezende (Arandu); o deputado estadual Antônio Gomide (PT) – presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás; a ex-vereadora Geli Sanches (representando o deputado federal Rubens Otoni); e o advogado Wellington Martins, diretor da Acia, conselheiro da Fieg e da Comissão do Direito Ambiental da OAB Anápolis.

Wellington Martins, ao reconhecer a atuação dos institutos e a relevância da homenagem conferida pelo legislativo, ressaltou a capacidade de se enxergar diferenças, “comungamos o mesmo destino, a preservação do meio ambiente”. E comentou que a OAB é a “voz da cidade” e que espera estar na Cop30, em Belém (PA), representando Anápolis.

Geli Sanches ressaltou a história dos deputados Antônio Gomide e Rubens Otoni na defesa do Cerrado e da natureza como um todo. Derick Carniello, do Instituto Arandu, entende que a maioria das pessoas cuida do meio ambiente “por paixão e por amor à natureza”. Gustavo Dias, do Cagigas, observa a ação dos institutos como uma semente, que deve ser regada, com paciência, para poder germinar. Ambos querem interagir com a sociedade.

O título de Utilidade Pública, disse Rimet Jules, é uma espécie de selo que possibilita às entidades buscar recursos públicos e incentivos fiscais. Lembrou que, em seu mandato, a defesa do meio ambiente é pauta constante em seu mandato. Reconheceu a sensibilidade da Mesa Diretora da Câmara que, a partir de sua solicitação, criou Comissão Permanente para cuidar das questões ambientais. Cobrou que o Município recrie a Secretaria de Meio Ambiente e anunciou emenda pessoal de R$ 15 mil para cada um dos dois institutos.

Antônio Gomide informou aos diretores e integrantes dos dois institutos que, assim como aconteceu no âmbito municipal, vai propor título de Utilidade Pública no âmbito estadual. Enumerou inúmeros projetos ambientais realizados em sua gestão como prefeito de Anápolis, criação de parques, recuperação de erosões, combate aos lixões, preservação de nascentes. Faliu de seu trabalho em defesa do cerrado, denunciou o desmatamento e as queimadas ilegais, e defendeu a luta pela descarbonização, energias renováveis, recuperação de nascentes, plantio de árvores, entre outros. “Podemos fazer a nossa parte, juntos”, concluiu.

(Foto – Allyne Laís)

registrado em: