Câmara concede título de cidadania anapolina ao advogado Wandir Allan de Oliveira

por Marcos Vieira publicado 11/08/2021 17h06, última modificação 11/08/2021 17h06
Câmara concede título de cidadania anapolina ao advogado Wandir Allan de Oliveira

Homenageado ao lado de vereadores (Foto: Geraldo Fleury)

Sessão solene realizada na tarde dessa quarta-feira (11.ago), na Câmara Municipal, entregou título de cidadania anapolina ao advogado Wandir Allan de Oliveira, pelos “exímios e relevantes serviços prestados à comunidade anapolina”.

O projeto de decreto legislativo que outorga a homenagem, aprovado por unanimidade no plenário, é de autoria do vereador Alex Martins (PP) e da vereadora Andreia Rezende (SD).

A sessão solene foi dirigida pelo vice-presidente Domingos Paula (PV), com as presenças dos vereadores Cleide Hilário (Republicanos), Jakson Charles (PSB) e Dra. Trícia Barreto (MDB). “Essa Casa representa a vontade popular, portanto essa homenagem tem o aval de quase 400 mil moradores de Anápolis”, ressaltou Domingos.

Wandir é especialista em Direito Público e Direito Eleitoral, diplomado em Gestão Pública e Teoria Política, além de presidente da Comissão de Direito Político Eleitoral da Seccional da OAB Goiás. O advogado também é professor universitário e atua no assessoramento jurídico de diversos municípios goianos.

Em seu discurso, a vereadora Andreia Rezende contou como conheceu o homenageado, ainda no ensino secundarista, no movimento estudantil – Wandir presidiu a Uesa (União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis) e Andreia foi delegada da entidade em seu colégio.

A vereadora disse que houve outros encontros, já no ensino superior. No curso de Direito, Andreia participando de movimentos de defesa do corpo discente e Wandir no diretório central dos estudantes.

Outros encontros aconteceram, prosseguiu a vereadora, um deles com Wandir Allan ministrando um curso de militância política, tendo a vereadora como uma das participantes. Nessa trajetória, Andreia ressaltou a consolidação de uma amizade com um “pai e marido dedicado, amigo de todas as horas, um líder de jovens”.

Alex Martins também contou detalhes da amizade de 25 anos com Wandir Allan, reforçando sua participação em movimentos de representação de estudantes. “Muito me estima ter sido o autor com a vereadora Andreia desse título de cidadania”, afirmou o vereador.

Segundo Alex, Wandir será sempre lembrado pela maneira que vive as coisas certas. Ao se dirigir à família do homenageado, o vereador ressaltou que todos “tem muito a se orgulhar do homem e do pai que tem em casa”.

“Wandir Allan não muda mesmo desempenhando os diferentes papeis sociais que lhe cabem. Você, amigo, encarou desafios e cumpriu sua missão”, completou o vereador.

Conselheiro federal da OAB, o advogado Rafael Lara Martins fez um relato da importância da profissão, em alusão ao Dia do Advogado, e destacou a capacidade profissional do homenageado. “Todas as homenagens dessa Casa lhe são muito justas, Wandir Allan. Obrigado vereadores pela justeza desse título a esse filho de Anápolis”.

Em seu discurso de agradecimento, Wandir Allan falou da honra de receber o título de cidadania anapolina da Câmara Municipal, “a máxima expressão do estado democrático de direito, que sintetiza a democracia”.

O advogado agradeceu a generosidade dos amigos Alex Martins e Andreia Rezende. “Amizades que nasceram na política e que hoje fazem parte da minha vida em diferentes aspectos”. Wandir se emocionou ao falar da trajetória da sua família, da chegada de seus avós a Goiás, vindos de Minas Gerais. Ele disse ainda que em sua atuação, sempre busca honrar a profissão, com uma luta constante pela defesa das prerrogativas dos advogados.