Câmara concede título de cidadania anapolina a Osmar Alves da Silva e a Augusto Mariano de Faria Neto

por Geovana de Bortole publicado 04/12/2025 11h15, última modificação 04/12/2025 11h37

Em solenidade realizada na noite de quarta-feira (03.dez), a Câmara Municipal de Anápolis conferiu o título de Cidadania Anapolina a Osmar Alves da Silva e a Augusto Mariano de Faria Neto.

A honraria é uma iniciativa do vereador Carlim da Feira (PSD) e contou com a presença do vereador Leitão do Sindicato (Avante). A cerimônia foi acompanhada por familiares dos homenageados. A chefe de gabinete do vereador Carlim da Feira< Paula Oliveira< realizou a leitura dos currículos, e Talita Alves Silva, neta de Osmar, se manifestou sobre a homenagem.

O vereador Carlim da Feira (PSD), proponente da homenagem, usou a tribuna para justificar a concessão dos títulos. “Agradeço muito a Deus por este momento, de conceder dois títulos aqui dentro de Anápolis, para duas pessoas que considero muito, o senhor Augusto e meu tio Osmar," declarou o vereador.

Carlim da Feira destacou a ligação de longa data com um dos agraciados: "Conheço há muito tempo, tem mais de 45 anos que eu conheço o tio Osmar aqui em Anápolis, e é um título que ele é bem merecido. E o senhor Augusto é a mesma coisa, é uma pessoa que é empresária forte aqui dentro de Anápolis, merece um título, tem mais de 70 anos que mora aqui... sei que ele mereceu esse título."

Osmar Alves da Silva, natural de Luziânia (Goiás), chegou a Anápolis em 1951, aos dois anos de idade, e relatou sua longa permanência no município.

"Eu nasci em Luziânia, em Goiás, em 1949. Com dois anos eu vim pra Anápolis, em 1951. Depois voltei para Anápolis de novo e estou com 45 anos na cidade direto," afirmou.

Ao ser questionado sobre o sentimento de pertencer à cidade, Osmar Alves da Silva ressaltou o vínculo estabelecido: "Eu trabalhei na prefeitura uma época e tenho muito conhecimento aqui, graças a Deus, muito amigo. Trabalhei na empresa 20 anos, aqui trabalhei mais 8 anos, aposentei aqui, me sinto anapolino mesmo. Estou feliz, estou muito feliz, só tenho de agradecer as pessoas que estão dando esse voto de confiança para mim, me homenageando desse jeito."

Augusto Mariano de Faria Neto, nascido em Goiânia, compartilhou que se mudou para Anápolis em 1964 e, após um período de formação em Brasília, retornou em 1970, onde reside até hoje.

"Eu nasci em Goiânia e morei lá durante dez anos... Em 64 eu vim morar com meus pais... e retornei em 1970 para Anápolis e estou aqui até hoje," detalhou.

O homenageado descreveu o significado do título: "Anapolino eu sempre me senti, porque foi aqui que eu construí tudo que eu tenho, tudo que eu sou, foi construído aqui em Anápolis, há 54 anos já de Anápolis. E esse título de cidadão realmente acrescenta o sentimento que eu tenho de ser realmente um filho de Anápolis." Por fim, dedicou o reconhecimento: "Quero dividir esse título com essas pessoas que fizeram o Augusto ser o Augusto de hoje. É um prazer, um privilégio fazer parte dos filhos de Anápolis agora."

 

registrado em: ,