Câmara concede título de cidadania anapolina a João Batista Filho e a Eurípedes Ferreira da Silva
A Câmara Municipal de Anápolis realizou na manhã desta segunda-feira (24.nov) uma solenidade para a concessão do Título de Cidadania Anapolina a João Batista Filho e a Eurípedes Ferreira da Silva. A homenagem, proposta pelo vereador Rimet Jules (PT), contou com o respaldo unânime dos demais parlamentares da Casa.
A cerimônia foi acompanhada por diversas personalidades, incluindo o ex-presidente da Câmara, Sírio Miguel, e o ex-vereador Alfredo Landim, que na ocasião representou o deputado federal Rubens Otoni.
Ao falar sobre a iniciativa, o proponente da honraria, vereador Rimet Jules, destacou a relevância dos serviços prestados pelos homenageados à comunidade anapolina.
“Nós, usando da nossa prerrogativa enquanto parlamentar, pudemos indicar duas pessoas para serem reconhecidamente cidadãs anapolinas em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade, em razão da história de vida e dos seus legados”, afirmou o vereador.
O vereador ressaltou que tanto Eurípedes Ferreira quanto João Batista são lideranças em suas respectivas comunidades e áreas de atuação. O parlamentar mencionou a participação ativa de Eurípedes no cenário cultural da cidade, como artista e fotógrafo, além de sua atuação nas comunidades católicas. Referindo-se a João Batista, o vereador lembrou que ele foi vereador em outro município de Minas Gerais e, após migrar para Anápolis há mais de 15 anos, se integrou a projetos sociais e às tradições locais, como a condução de grupos de Folia de Reis. “Para nós, motivo de orgulho e de honra poder ser apenas um vetor e dar esse reconhecimento a essas duas personalidades”, concluiu Rimet Jules.
Em sua fala, Eurípedes Ferreira da Silva expressou gratidão pela honraria. “Para mim é uma grande alegria, uma satisfação, uma benção do Senhor Deus receber essa homenagem, disse ele. Eurípedes Ferreira, que vive em Anápolis desde a infância, ressaltou que a honraria não representa uma conclusão, mas um incentivo para o futuro. O novo cidadão anapolino afirmou que não se orgulha apenas do que já foi feito, mas manifesta o desejo de contribuir mais pela cidade. “Que eu possa fazer muito mais por Anápolis com a ajuda de Deus. Já me sinto cidadão anapolino”, declarou, mencionando ainda que completará 70 anos no próximo mês de janeiro.
O homenageado João Batista Filho também manifestou seu apreço pela cidade e pelo povo anapolino. “Chegamos aqui, em Anápolis, e depois de alguns meses, eu descobri o que faz a gente gostar e amar uma cidade. Não é a sua beleza arquitetônica, nem o seu potencial econômico, nem as suas belas paisagens, mas sim a hospitalidade e o acolhimento do seu povo”, pontuou João Batista Filho. Ele acrescentou que os anapolinos oferecem um exemplo de acolhimento. “E nisto, os anapolinos dão aula para muita gente. Já me sinto cidadão anapolino. Morei em muitos lugares antes, mas nenhum é como aqui”, finalizou.
Trajetória dos homenageados
João Batista Filho, nascido em Águas Formosas (MG) em 1935, possui uma longa trajetória de compromisso social, tendo atuado como comerciante e vereador por 20 anos em sua cidade natal. Residente em Anápolis desde 2010, ele mantém forte presença em ações comunitárias e na preservação de tradições como o Encontro de Folias de Reis.
Eurípedes Ferreira da Silva, nascido em Buriti Alegre (GO) em 1956, construiu sua vida em Anápolis, onde dedicou-se à arte, cultura e ações sociais. Destacou-se no teatro, na fotografia e em trabalhos comunitários e religiosos, sendo também reconhecido com o Título de Vicentino Benemérito. Sua filosofia humanitária é resumida em sua mensagem: “O homem que confiar no amor será bem-sucedido.”