Câmara concede título de cidadania à tenente-coronel Iacyara Santos, prefeita de Aeronáutica de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 11/11/2022 10h56, última modificação 11/11/2022 10h56
Câmara concede título de cidadania à tenente-coronel Iacyara Santos, prefeita de Aeronáutica de Anápolis

(Foto: Geraldo Fleury)

Uma sessão solene foi realizada na noite de quinta-feira (10.nov), no plenário Teotônio Vilela, para entrega de título de cidadania anapolina à tenente-coronel intendente da Força Área Brasileira (FAB) Iacyara Adryenne Santos.

O evento foi presidido pelo vereador Lisieux José Borges (PT), autor do projeto de decreto legislativo que conferiu a homenagem, e que foi aprovado por unanimidade em plenário.

Iacyara nasceu em Picos (PI), foi criada em Fortaleza (CE) e ingressou na Academia da Força Aérea (AFA) em 1999, na cidade de Pirassununga (SP). Ela já morou em Recife (PE), Brasília (DF) e Lisboa (POR), antes de passar a viver em Anápolis.

A tenente-coronel Iacyara é prefeita de Aeronáutica de Anápolis, sendo a primeira mulher a desempenhar esse cargo, que é responsável por administrar quase 500 imóveis.

Em entrevista, a oficial disse que não escolheu vir para Anápolis – ela foi designada pela FAB – mas que se tivesse a opção, teria escolhido sim a cidade, por sempre ter ouvido falar bem não só do local, mas do povo.

Iacyara disse ainda que o sentimento pelo título de cidadania é de “honra e gratidão”. “Isso por eu ter sido colocada no mesmo patamar de um povo tão hospitaleiro, tão receptivo, tão amigo, que sente satisfação em receber e agradar, em cuidar. É de fato uma honra”, reforçou.

O vereador Lisieux explicou que a iniciativa para a homenagem surgiu não só do fato de se tratar de uma integrante da Base Aérea, uma unidade fundamental para a história de Anápolis, mas também por uma pioneira, primeira mulher a ocupar um cargo de grande responsabilidade na FAB.

“Sabemos que todos os integrantes da FAB deixam uma marca muito interessante para a cidade de uma maneira geral, mas nesse caso é uma mulher. A tenente-coronel tem um currículo muito bom, sabemos que faz um grande trabalho e, seguramente, deixará uma marca feminina, o que é importante para a cidade”, ressaltou o vereador.

A sessão solene foi prestigiada pelo comandante da Base Aérea de Anápolis, coronel-aviador Renato Leal Leite, que demonstrou satisfação em ver uma integrante da FAB ser homenageada pela cidade de Anápolis através do Poder Legislativo. O oficial destacou a deferência que os vereadores reservam à unidade militar e seus integrantes, o que é compreendido como um bom serviço prestado à sociedade.

O evento contou com músicas executadas pelo Sexteto da Banda de Música da Base Aérea de Anápolis, sob a regência do suboficial M. Nogueira. O grupo também executou os hinos do Brasil e de Anápolis.

Também estiveram na mesa de autoridades da sessão solene o esposo da homenageada, major-aviador Lee Silva Alaluna, o tenente-coronel Roberto Rosa de Lima, e a tenente-coronel intendente Juliana Porto.

Clique aqui para ver as fotos da sessão solene.

registrado em: ,