Câmara concede título de cidadania anapolina à Nádia Maria Farias Vaz

por geovana — publicado 22/10/2018 14h35, última modificação 24/10/2018 11h41
Câmara concede título de cidadania anapolina à Nádia Maria Farias Vaz

Câmara concede título de cidadã anapolina à Nádia Maria Farias Vaz

Foto: Ismael Vieira

Na noite de sexta-feira (19.out), a Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene para conceder o título de cidadania anapolina à Nádia Maria Farias Vaz.

A autora da homenagem, vereadora Professora Geli (PT), conduziu os trabalhos da noite, e agradeceu a Deus por representar a população anapolina para conceder esta oportunidade de homenagear pessoas merecedoras. “Estou muito feliz, pois este título é um orgulho para todos nós. Nádia é uma grande lutadora do ensino superior e da democracia nacional. O projeto de lei desta homenagem foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes, que fizeram questão de destacar sua luta através de palavras especiais”, revelou a parlamentar.

A cerimônia contou com a presença dos filhos Leandro, Éden e Emílio, de professores, familiares e amigos de Nádia. Algumas pessoas que prestigiaram a solenidade tiveram oportunidade de falar um pouco sobre a homenageada. A Professora Virgínia Melo comentou que nasceu em Anápolis, mas Nádia foi escolhida para viver aqui. “Ser selecionada para ter a cidadania de uma cidade é muito significativo. Me sinto honrada e muito orgulhosa em ter Nádia como conterrânea”, disse.

Para doutora Mirza Seabra, uma pessoa deixa de ser forasteira e passa a ser cidadã quando absorve a cidade em sua vida. “A professora Nádia vive a cidade, pois está inserida em todo seu contexto. Partilhamos de muitas concepções. Posso garantir que ela é muito fiel a todos seus princípios, e isso a torna ainda mais nobre”, contou.

A solenidade marcou a trajetória da paraense Nádia, que nasceu em Belém do Pará em 1960 e mudou-se para Anápolis em 1986. “Estou muito feliz. Esta cidade me acolheu. Dediquei meus estudos a Anápolis. Não faria sentido pensar em minha família se não pensasse no coletivo. Estou extremamente honrada e emocionada. Quero agradecer a vereadora Professora Geli por esta lembrança. Esta solenidade fez com que eu me sentisse prestigiada. Nunca me esquecerei”, finalizou.

Veja um pouco da trajetória de Nádia Maria Farias Vaz:

Nascida em Belém do Pará, em 21 de março de 1960.

Mudou-se para Anápolis 1986.

Divorciada, mãe de Leandro, Eden e Emílio.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, especializada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis.

Tem mestrado em Educação pela Universidade de Brasília.

É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. É professora da Faculdade Anhanguera e na Faculdade Metropolitana de Anápolis. Ministrou aulas no curso de pós-graduação, Curso de Especialização e Gestão em Segurança Pública, no Corpo de Bombeiros no estado de Goiás com chancelaria da UEG.

Atualmente se dedica aos estudos com ênfase na violência e inclusão de idosos em novas tecnologias.

É presidente do Sindicato dos Professores de Anápolis na gestão 2017 a 2020, membro da diretoria plena da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central. É secretária de Comunicação da Central dos Trabalhadores do Brasil.

Membro da diretoria plena da CONTEE.

É elaboradora do Projeto de Especialização em Metodologia do Ensino Superior, aplicado em três unidades da UEG, em Minaçu, Porangatu e Uruaçu.

É elaboradora do Projeto de Gestão Educacional e Docência que foi aplicado em 10 unidades da UEG.