Câmara concede moção de aplauso para celebrar a passagem do Dia Nacional do Vigilante

por Orisvaldo Pires publicado 21/06/2022 10h20, última modificação 21/06/2022 10h20
Câmara concede moção de aplauso para celebrar a passagem do Dia Nacional do Vigilante

Câmara concede moção de aplauso para celebrar a passagem do Dia Nacional do Vigilante

O Dia Nacional do Vigilante foi celebrado pela Câmara de Anápolis na noite desta segunda-feira (20.jun), em sessão solene, iniciativa do vereador Policial Federal Suender (PRTB). Na ocasião 44 vigilantes receberam Moção de Aplauso, em reconhecimento à relevância do trabalho que desempenham. São profissionais que, além da segurança patrimonial, colaboram com a prestação de serviços na área da segurança pública.

Além dos homenageados e familiares, estiveram presentes o representante da Associação dos Vigilantes de Goiás, Moisés Henrique Ferreira; o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Goiânia, Esli Geremias Feitosa; o instrutor Frank Pires; e a representante do Sindicato dos Policiais Federais de Goiás, Zilbernik Siqueira Teodoro.

O Policial Federal Suender ressaltou que, além da homenagem, este momento é importante para consolidar as pautas debatidas pelos vigilantes. Segundo ele pelo menos duas dessas demandas contam com sua atenção enquanto vereador: o desejo dos vigilantes em terem autorização para o porte de arma fora de serviço e a segurança jurídica para suas ações profissionais. “O vigilante tem função estratégica. Está em todos os lugares. É o elo junto à segurança privada e a população”, disse o vereador.

O instrutor Frank Pires, uma das referências na formação de vigilantes na região, disse que a homenagem do Poder Legislativo, por meio da iniciativa do vereador Policial Federal Suender, é o reconhecimento a um profissional que desempenha ação essencial para a segurança patrimonial e das pessoas. Pires explicou que a preparação do vigilante é qualificada, com conteúdos abrangentes.

A sessão solene teve a execução do Hino do Vigilante e apresentou depoimentos emocionantes como a fala do coordenador de segurança privada, Marcos Paulino. Segundo ele o vigilante arrisca sua vida para garantir a integridade de patrimônio e da vida das pessoas. Disse ter orgulho da profissão e que construiu sua carreira com muita luta, sempre buscando ampliar sua qualificação.

Por fim o Policial Federal Suender fez um apanhado das ações que desenvolveu em benefício dos vigilantes. O vereador citou a apresentação de projeto que disciplina a segurança privada em Anápolis; outro que reconhece a atividade como de risco; solicitação para implantação do Polo de Segurança Privada no Daia; expedição de carteiras nacionais de vigilante em PVC; e gestões sobre o porte de arma e segurança jurídica para a categoria.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)