Câmara concede moção de aplauso a arquitetos e urbanistas

por Geovana de Bortole publicado 07/12/2021 10h51, última modificação 07/12/2021 10h51
Câmara concede moção de aplauso a arquitetos e urbanistas

Foto: Guto Neves

Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (6.dez), arquitetos e urbanistas receberam Moção de Aplauso por reconhecimento aos trabalhos prestados na cidade.

Por iniciativa do vereador Wederson Lopes (PSC), aprovada por unanimidade por todos os demais vereadores por unanimidade, esta moção reconhece a importância dos arquitetos e urbanistas no planejamento e desenvolvimento da cidade.  “Anápolis é uma cidade que cresce de maneira organizada, de forma planejada graças ao trabalho desses profissionais ”, comentou.

O vereador lembrou que a cidade possui muitos condomínios, loteamentos novos  e unidades habitacionais inovadoras. “Podemos creditar tudo isso ao trabalho eficiente e eficaz de arquitetos e urbanistas da cidade de Anápolis, tanto aqueles que atuam em áreas privadas, como aqueles que trabalham pelo município, no planejamento urbano, e diversas áreas para que tragam benefício para toda a população”,

Wederson disse que somente em 2018 a categoria teve um reconhecimento nacional, com a criação do Dia do Arquiteto, em alusão ao nascimento de Oscar Niemeyer e a instalação do CAU. “O papel é dos profissionais é fundamental para o crescimento ordenado.  apontando direcionamentos para que o crescimento ocorra de maneira planejada. Li uma reportagem em que fala que muitas profissões vão desaparecer ao longo dos tempos, mas quem trabalha com a criatividade, sempre terá um futuro garantido”, declarou o parlamentar.  

O Procurador do Município, Carlos Alberto Fonseca, considera que em um processo sustentável, é muito importante o trabalho de um arquiteto urbanista. “Vejo isso desde uma pequena obra, até uma grande edificação. A questão da viabilidade e do próprio desenho, tem o traço destes profissionais. Esta visão é completamente diferenciada. Parabenizo o vereador Wederson por esta homenagem. Estes profissionais têm um papel fundamental por sua responsabilidade, conhecimento, visão de futuro, para que a cidade não cresça desordenadamente e quem sofra com isso seja a população. Considero relevantíssima esta homenagem”, pontuou.

Regina Faria, arquiteta e presidente do SindiAnápolis, reforçou que o sindicato tem batalhado para melhores salários para os profissionais. “São os arquitetos que transforam a cidade. Nós do SindiAnápolis estamos lutando para que seja feita alteração no plano de cargos para que os arquitetos, que têm um nível importante para o planejamento da cidade, pois merecem ser valorizados na Prefeitura e na cidade. Todos ter direito a serem beneficiados através das legislações e em todos os conceitos”, disse.

Daniel Fortes, diretor do Núcleo de Patrimônio Imobiliário falou que é uma satisfação enorme estar presente entre os homenageados, e falou que a profissão muda o fluxo, a localização e o espaço urbano das pessoas. “É uma profissão que muda as sensações dos seres humanos, desde a projeção de uma unidade familiar até um projeto de grande porte, como uma cidade de grande porte, que desenvolve grandes projetos de uma cidade inteira, como foi no planejamento de Palmas, capital do Tocantins. Essa homenagem é uma honra para todos da categoria” reforçou.

Luiz Antônio Oliveira Rosa, presidente do Sinduscom disse que esta homenagem mostra o que um bom engenheiro pensa de um arquiteto. “Wederson é um engenheiro, que fez questão de prestigiar os arquitetos. O arquiteto que fala bem do engenheiro, é um bom arquiteto. Cada um defende o que acredita, confiando sua mão e sua dedicação a um cliente. Agradeço o vereador pela lembrança e parabenizo a todos os homenageados. O que faz a nossa profissão é o exemplo e por isso todos estão sendo reconhecidos” , finalizou.

Confira a lista de homenageados:

Aline Alves Cardoso Gonçalves

Andreza Rigo Abrantes

Camila Sayuri de Souza Nozaki

Daniel Silva Fortes

Derli Almeida Fernandes Júnior

Esther Abreu Amaral

Fabíola Fleury Naoum

Fernanda Silva e Souza

Fernando Camargo Chapadeiro

Filipe Alves Oliveira

Gilmar Ferreira de Morais

Jessica Hanna el Homsi

José Flávio

Kátia Arantes Romano Hanna

Larissa Carvalho de O. Roriz

Leandro Francis Barbosa da Silva

Luciany Fererira da Silva

Ludmilla Micaelle Alves da Rocha

Luiz Antônio Oliveira Rosa

Maria Luísa Gomes Adorno

Marília Resende Carvalho Besse

Marisa Félix Araújo

Osvaldo Amaro de Souza Sobrinho

Polyanna Martins Santana Guimarães

Rafaela Bueno Silva

Regina Maria de Faria Amaral Brito

Silvio José de Morais

Tallita Siade Ramos

Thaynara Maria Bento de Castro

Victor Gaudie Barros Fleury

Walter Jensen Barbosa

Wilker Godoi Coelho

 

registrado em: ,